sexta-feira, 24 de julho de 2015

Festa de Santa Rita deverá ser patrimônio cultural, imaterial e histórico do RN

A festa de Santa Rita de Cássia, realizada na cidade de Santa Cruz, deverá se tornar patrimônio cultural, imaterial e histórico do Estado do Rio Grande do Norte. Projeto de Lei nesse sentido já começa a tramitar na Assembléia Legislativa do Estado, por iniciativa do deputado estadual Tomba Farias (PSB). Segundo o parlamentar, a festa de Santa Rita, realizada em maio, significa, para os filhos da terra, tempo de celebrar, mobilizar, reafirmar e difundir a crença na santa, que é padroeira do município.

“A fé e a devoção à Santa Rita de Cássia são umas das maiores manifestações da igreja católica”, explica. No que diz respeito ao fomento do turismo e a geração de emprego e renda, o parlamentar destaca que a   ´´Festa de Maio´´, como é conhecida a festividade da padroeira, atrai cerca de 80 mil pessoas, que participam de procissão e lotam as ruas, movimentando toda uma cadeia produtiva do turismo.

Consolidada como pólo de turismo religioso, Santa Cruz teve o seu perfil sócio-econômico alterado por ocasião da construção do Santuário de Santa Rita de Cássia, onde se encontra a maior estátua cristã do mundo. O santuário recebe, em média, visita de três mil pessoas por final de semana. Em datas especiais do calendário religioso, como a Semana Santa e durante todo o mês de maio, este número aumenta consideravelmente.
Festa atrai a cada ano um número maior de devotos de Santa Rita de Cássia ao município