domingo, 19 de julho de 2015

Macau: Família Lemos agradece a manifestação de solidariedade dos macauenses

Em carta, nesta domingo, a família Lemos publicou na rede social o agradecimento pelas manifestações de pesar pela morte da ex-vereadora Elizabeth Lemos, ocorrida na sexta-feira, 17. Eis o texto na íntegra:
 
Amigos e amigas de Elizabeth Lemos,

O momento difícil que passamos, entre o falecimento de mamãe e seu sepultamento, impediu que pudéssemos agradecer a tantas mensagens de carinho, apoio, amor e solidariedade que nossa família recebeu.

Queremos que saibam que todas as mensagens foram muito importantes para todos nós; funcionaram como acalento para que pudéssemos suportar a dor da perda e o sofrimento da saudade. Somos eternamente gratos pelo apoio de todos nas redes sociais e também de nossos irmãos e irmãs macauenses, que nos abraçaram pessoalmente, durante o velório e o sepultamento.

Em Natal, centenas de pessoas foram nos abraçar e prestar solidariedade. Monsenhor Lucas fez a encomendação do corpo e falou um pouco da convivência com mamãe e o que ela representou para quem a conheceu.

Em Macau, a cidade chorou a perda de sua filha generosa; daquela que caracterizou sua vida pela solidariedade e amor aos mais carentes. Foi emocionante ver toda a cidade chorar junto com a família. Durante a missa de corpo presente, Monsenhor Chagas também revelou o quanto Elizabeth foi importante para seus conterrâneos; Padre João Batista, que a conheceu recentemente, também falou a respeito da humildade dela, marca que ficava em todos que mantinham algum contato com Elizabeth.

A ‘ficha’ ainda não caiu. Mamãe sempre foi muito presente em nossa vida. A marca de suas ações serão eternas; seus valores serão multiplicados e a saudade será permanente. Não tem sido fácil, mas Deus tem nos dado a serenidade necessária para acatar seus desígnios com resignação e sem revolta.

A fé inabalável de mamãe em Deus, mesmo durante sua enfermidade e seu sofrimento na luta contra o câncer, serviu de fortalecimento para todos nós. Ela nunca reclamou de nada. Não era conformismo ou acomodação; pelo contrário. Sempre lutou incessantemente pela cura, mas era sabedoria e fé em Deus.

Alguns questionam como pode uma pessoa que só fez o bem, ser vítima de um sofrimento como esse e ter a morte como conclusão. São provações. Até para ‘testar’ nossa fé em Deus. Não podemos perder a fé diante da dor e do sofrimento. Deus nunca nos abandona. Mais ainda uma pessoa como Elizabeth, que fez de sua passagem na terra, um permanente exercício de amor ao próximo e de serviço em favor da Igreja, seja na condição de fiel ou de ministra da Eucaristia.

Nesses momentos, em que a dor da perda quer nos levar também a serenidade, é Deus que conforta nosso coração. O relógio de Deus não é igual ao nosso; nossas vontades nem sempre são as mesmas de Deus. Quem realmente acredita em Deus de forma integral, não questiona suas decisões, por mais que elas nos façam sofrer e não seja aquilo que nós esperávamos, como nesse caso de mamãe, que nos deixou o coração dilacerado, mas sem abalar nossa fé. 

As orações foram muito importantes para nos confortar e para amenizar o sofrimento físico de mamãe. Tenham certeza disso; nunca duvidem da força da oração. E nós não nos cansamos de agradecer a todos que rezaram e oraram por ela. Era a hora dela; quanto a isto, nada podemos fazer.

Em relação à doença, tudo que foi possível fazer, foi feito. A partir do diagnóstico correto, com a necessária cirurgia para a retirada do tumor no intestino de mamãe, feita pelo competente médico Roberto Galvão, passando pelo tratamento à base de quimioterapia, comandado pelo reconhecido médico Marcos Leão. 

Na parte médica, ela também contou sempre com o respaldo permanente do médico competente e seu sobrinho do coração, meu primo Eduardo Lemos. Todo o tratamento foi feito no Hospital do Coração, cujos profissionais também agradecemos pela atenção. Ou seja: tudo que poderia ser feito para combater a doença e amenizar o sofrimento de mamãe, foi feito.

Em casa, ela também recebeu todo o carinho e a atenção devidas. Hospedada na casa de sua irmã, Tia Teresinha, foi coberta de muito amor por todos os familiares, a quem também agradecemos do fundo do coração por tudo que foi feito.

Portanto, nada faltou. Nem na parte médica, nem na atenção familiar e dos amigos. Não é hora de questionamentos. É hora de agradecimento. Mamãe viveu intensamente seus 70 anos; só temos a agradecer a Deus por nos ter proporcionado a oportunidade de conviver ao seu lado, de receber seu amor e seu carinho. Fomos privilegiados por Deus por tê-la ao nosso lado durante todo esse tempo.

Não vai ser fácil continuar sem a presença dela. Um pedaço muito grande de todos nós foi junto com mamãe. A dor não passará com nenhum tipo de remédio; a saudade jamais cessará; o vazio nunca será preenchido; as lágrimas sempre estarão presente.

Somente DEUS nos dará o conforto necessário para amenizar nossa dor e suportar sua ausência física, pois lembramos a cada instante de sua presença.
 
Muito obrigado a todos por tudo. Fé em Deus sempre.
 
Um forte abraço e os agradecimentos de Afonso Lemos,
Tulio e Andréa e filhos; Cristiane e João Maria e filhos e
Jonas e Astécia e filhas.
 
18 de julho de 2015