sábado, 25 de julho de 2015

Perto de 10 mil atendimentos em ação de cidadania na Serra de São Bento

Desenvolvido desde 2007 pelo Judiciário potiguar, o programa Justiça na Praça chegou ao município de Serra de São Bento, na sexta-feira, 24, atendendo as expectativas dos organizadores, atingindo a marca de dez mil serviços prestados na Praça Salviano Gomes, para a população local, além de moradores de municípios vizinhos, como Monte das Gameleiras.

Durante a abertura do evento, a desembargadora Zeneide Bezerra, coordenadora do Naps, destacou, mais uma vez, que o Justiça na Praça atinge o objetivo de aproximar o Judiciário da população e amplia a transparência aos seus serviços, levando-os para a praça pública e atendendo, principalmente, “à população mais carente”.
 
A desembargadora foi acompanhada pelo desembargador Gilson Barbosa, que representou o presidente da Corte potiguar, Cláudio Santos, além de outros juízes, voluntários no evento e do prefeito Emanoel Faustino.
O apoio da prefeitura, através do empenho da primeira-dama e secretária de Ação Social de Serra de São Bento, Graça Rodrigues também foi decisivo para que a população carente que só conhece a justiça pelo lado punitivo tivesse acessos aos serviços.
 
Plantão Jurídico
Estre as ações, o programa possibilitou a realização do chamado plantão jurídico, formado por magistrados como Andreo Aleksandro Nobre e Valéria Lacerda Rocha, bem como promotores e conciliadores que auxiliam e fornecem orientações para a resolução de conflitos e decisões judiciais. O plantão é acompanhado pelo atendimento jurídico gratuito prestado por advogados, defensores públicos, os quais realizam a defesa das partes que optam pela justiça gratuita.
 
“No plantão, nós buscamos a resolução dos chamados direitos disponíveis, nos quais se torna possível o acordo”, explicou o juiz Andreo Nobre, logo após a oficialização do divórcio de Dorival Costa e Cleonice da Silva, agricultores que já estavam separados informalmente há 17 anos.
 
Serviços
Além do plantão, o Tribunal de Justiça disponibilizou os serviços da Ouvidoria, do Naps, Noade, que é o núcleo de apoio e orientação a dependentes químicos, bem como o programa Novos Rumos na Execução Penal, Justiça por Elas, Copegam, dentre outros benefícios, como a emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e título eleitoral.
 Ação atendeu público de várias faixas etárias com diversos serviços durante todo o dia 
 Prefeito Emanuel Faustino acompanhou a ação de emissão de documentos e tirou a 2ª via da identidade