terça-feira, 11 de agosto de 2015

Macau: Secretaria de Planejamento tem acompanhado situação crítica do abastecimento de água desde 2013

O problema de desabastecimento de água da cidade de Macau não é novidade para o setor técnico da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável. A pasta vem desde 2013 empreendendo algumas ações no sentido de sensibilizar as autoridades para buscar em conjunto alternativas para enfrentar o problema. 
 
Titular da pasta, Josy Martins informou que ainda no mês de abril de 2013, a pedido do prefeito Kerginaldo Pinto, início da gestão, foi solicitada uma audiência a Caern. Na ocasião, o presidente da companhia Yuri Tasso recebeu o prefeito para discutir diversos pontos, dentre eles, a situação precária de abastecimento de água da população da Ilha de Santana.      
 
Segundo ainda informou Josy Martins, no mês de junho de 2013, o prefeito Kerginaldo Pinto esteve na Funasa, onde participou de uma entrevista técnica sobre o sistema de abastecimento de água, com o objetivo de viabilizar recursos para o projeto de construção de um reservatório e redimensionamento da adutora que abastece a Ilha de Santana.
 
A secretária informou que os dois projetos foram elaborados pela Caern e encontram-se na secretaria a disposição do governo. Outras questões tratadas, de acordo com Josy durante essas audiências, foram às condições precárias de funcionamento da adutora que abastece a cidade, que vem penalizando a população com a interrupção do serviço para manutenção.  
 
“Nesses últimos 30 meses nós participamos de todas as audiências públicas e seminários com órgãos federais e estaduais relacionados à questão hídrica. A prefeitura não foi omissa”, esclareceu Josy, lembrando que o problema tem sido enfrentado de frente pela gestão, inclusive nas horas de dificuldades, quando houve um colapso no abastecimento e a prefeitura assumiu o abastecimento com carros pipas.     
 
A secretária Josy Martins lembra também que o prefeito Kerginaldo Pinto juntamente com o prefeito de Pendências, Ivan Padilha tomaram a iniciativa de encaminhar ao Ministério Público Ambiental e a Procuradoria Geral da República com sede em Assu um abaixo assinado, solicitando que a Agência Nacional de Água-ANA assumisse a questão hídrica e articulasse todos os órgãos federais e estaduais e a sociedade em geral para discutir o problema e buscar soluções.

Secretária Josy Martins destaca empenho da prefeitura na questão hídrica do município