terça-feira, 11 de agosto de 2015

Padre toma café da manhã com prefeito e discute parceria da Festa dos Navegantes

A agenda da manhã desta terça-feira do prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto começou com a visita de cortesia do padre e administrador paroquial, João Batista Filho, que entre outros assuntos, discutiu com o chefe do executivo a parceria da prefeitura com a paróquia para os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes, co-padroeira do município.

A visita da autoridade eclesiástica foi marcada com um café da manhã na residência do prefeito, onde participou também a primeira-dama e Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social, Aline Galdino. “Mesmo diante das dificuldades financeiras que enfrentamos, a prefeitura cumpre o seu dever de manter viva a tradição da festa dos navegantes”, disse o prefeito Kerginaldo Pinto.
 
Tradição de séculos
Há mais de cem anos, os macauenses veneram Nossa Senhora dos Navegantes. Neste ano, os festejos tiveram início no próximo dia 9 e se estendem até o dia 15. A programação de encerramento, no dia 15, será intensa, iniciando às 5 horas, com a alvorada.
 
Às 7 horas da manhã, será celebrada missa na intenção dos marítimos falecidos, presidida pelo Padre Antônio Murilo de Paiva. Às 10h, será celebrada a missa solene, presidida pelo arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. Às 14h, recitação do terço.
 
Às 17h, está programada a procissão fluvial pelas águas do Rio Piranha-Açu e, às 18h, acontecerá a tradicional procissão terrestre pelas principais ruas da cidade, culminando com a bênção do Santíssimo Sacramento. O prefeito Kerginaldo Pinto confirmou presença na procissão de encerramento da festa.
 Prefeito Kerginaldo Pinto garante participação da prefeitura nos festejos dos Navegantes