terça-feira, 4 de agosto de 2015

Pires na mão: quedas na arrecadação levam prefeitos do RN à Brasília

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e agentes municipais potiguares estarão participando da Mobilização Municipalista Permanente que acontece amanhã (05), em Brasília. O encontro, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com o apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), pretende buscar avanços nas matérias que promovem mudanças no pacto federativo. Também será  reivindicado a complementação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que tinha sido previamente acertado com o Governo Federal. 

“Neste ano muitas promessas do Governo Federal com os municípios não foram cumpridas, causando crise e impactos negativos à gestão municipal. Vamos à Brasília clamar para que o Pacto Federativo seja revisto imediatamente. Precisamos de mais recursos e necessitamos de emendas parlamentares. Também queremos que os compromissos firmados com nós prefeitos sejam honrados”, explica Francisco José Júnior, presidente da FEMURN.
No RN, a falta de recursos tem preocupado os prefeitos da maior parte das cidades. No último mês o FPM apresentou uma redução de aproximadamente 25%, se comparado ao mesmo período de 2014.” O fundo destinado tem sido insuficiente a manutenção dos municípios , o que compromete a permanência de atividades e  torna a gestão insustentável economicamente”, analisou Francisco José.

Francisco José Júnior, presidente da Femurn diz que a cada dia fica mais difícil para os municípios