domingo, 13 de setembro de 2015

Padre Lenilson: Liderança, pé no chão e disposição para encarar a educação com seriedade

Está perto de completar um ano que a gestão da Secretaria Municipal de Educação em Macau saiu da cota de partidos políticos e tem à frente o padre Lenilson Chagas. Com o respaldo do prefeito Kerginaldo Pinto, o padre que deixou a administração da paroquia para se dedicar mais a educação do município, considera a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB como meta principal e disso não tem aberto mão.

O apoio da equipe pedagógica da pasta e dos gestores escolares tem sido fundamental para as mudanças implantadas nesse curto período. Reuniões têm acontecido rotineiramente e o diálogo e a sintonia do gestor com os representantes da Regional do Sindicato dos Trabalhadores na Educação tem apontado o novo tempo e a direção do trabalho.
 
Para o padre Lenilson, alcançar essa meta não é missão impossível. O exemplo já ocorreu no CEIMH, escola que ele dirige com pulso firme e liderança desde 2011.  Segundo o último estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira-Inep, o Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório-CEIMH aparece no ranking entre as 100 melhores escolas do RN, ocupando a 95ª posição.
 
Hoje, quase 500 alunos estão matriculados nos dois turnos em que a escola funciona, destacando-se na comunidade, dentro de um conceito bem diferente da época que o padre Lenilson assumiu a instituição. A nova gestão da escola tem sido pautada na reintegração dos alunos ao escotismo e a sociedade, sem abdicar da disciplina implantada e de uma política pedagógica que realce sempre os valores morais, éticos e cristãos. 
 Padre Lenilson à frente de um dos pelotões do CEIMH no desfile cívico do 9 de setembro