segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A sorte está lançada e eliminar o “Cavalo de Troia” talvez seja a única senha para o novo acontecer

Segundo o Wikipedia, o Cavalo de Troia foi um grande cavalo de madeira usado pelos gregos durante a Guerra de Troia, como um estratagema decisivo para a conquista da cidade fortificada de Troia. Tomado pelos troianos como um símbolo de sua vitória, foi carregado para dentro das muralhas, sem saberem que em seu interior se ocultava o inimigo.

À noite, guerreiros saiam do cavalo, dominavam as sentinelas e possibilitavam a entrada do exército grego, levando a cidade à ruína. O cavalo é considerado em geral uma criação lendária, mas não é impossível que tenha realmente existido. Pode, mais provavelmente, ter sido uma máquina de guerra verdadeira transfigurada pela fantasia dos cronistas.

Seja como for, revelou-se um fértil motivo literário e artístico, e desde a Antiguidade foi citado ou reproduzido vezes incontáveis em poemas, romances, pinturas, esculturas, monumentos, filmes e de outras maneiras, incluindo caricaturas e brinquedos. Várias reconstruções conjeturais do cavalo foram feitas em tempos recentes. 

Tornou-se também origem de duas conhecidas expressões idiomáticas: "cavalo de Troia", significando um engodo destrutivo, e neste sentido denomina atualmente uma espécie de vírus de computador, e "presente grego", algo recebido aparentemente agradável, mas que acarreta consequências funestas.

Será tão difícil assim descobrir onde mora o perigo?

Insistir na mesma tecla não é chamar a desgraça para si?