domingo, 1 de novembro de 2015

Em gratidão ao fenômeno Lula, brasileiros elegeram há cinco anos a primeira presidente do país

Há cinco anos, o ex-presidente Lula comemora ao lado de Dilma Rousseff sua vitória nas eleições presidenciais de 2010. Com 56% dos votos recebidos em 31 de outubro, ela se tornou a primeira mulher presidenta do Brasil e entrou para a história.
 
Primeiras palavras após o resultado das urnas:
Acompanhe trechos do discurso em que Dilma se comprometeu com todos os brasileiros, independente de terem ou não votado nela.

“Me comprometo a valorizar a democracia em toda sua dimensão, desde o direito de opinião e expressão até os direitos essenciais da alimentação, do emprego e da renda, da moradia digna e da paz social”.

“Disse e repito que prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras”.

“Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, enquanto houver famílias morando nas ruas, enquanto crianças pobres estiverem abandonadas à própria sorte. A erradicação da miséria nos próximos anos é, assim, uma meta que assumo, mas para a qual peço humildemente o apoio de todos que possam ajudar o país no trabalho de superar esse abismo que ainda nos separa de ser uma nação desenvolvida.”

“Cuidaremos de nossa economia com toda responsabilidade. O povo brasileiro não aceita mais a inflação como solução irresponsável para eventuais desequilíbrios. O povo brasileiro não aceita que governos  gastem acima do que seja sustentável”.

“Agradeço muito especialmente ao presidente Lula (...) A alegria que sinto pela minha vitória se mistura com a emoção da sua despedida”.
 
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Depois de oito anos na presidência, Lula elege Dilma e sai da política para a história do Brasil