quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Microcefalia: Governador decreta estado de emergência

Para discutir um grande pacto contra o mosquito Aedes Aegypti, após o significativo aumento do número de casos de crianças nascidas com microcefalia no Estado, aproximadamente 50 prefeitos, estiveram presentes na reunião com o governador Robinson Faria, técnicos de saúde, o secretário Ricardo Lagrecca; a secretária da Mulher, Tereza Freire e o presidente da Fermurn, Francisco José Silveira Júnior, entre outras autoridades, na manhã de hoje, na Escola de Governo. O governador aproveitou para anunciar uma série de medidas, como o Decreto de Estado de Emergência que será assinado ainda hoje.

Robinson Faria ressaltou que essa é uma “guerra” contra o mosquito: “Esse é o momento para uma grande pactuação com Governo. Vamos fazer uma força tarefa com a união dos secretários de Estado, prefeitos, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, sociedade civil, bem como Igrejas, universidades, escolas públicas e privadas, imprensa, entre outros, para mudar a história dos últimos 30 anos sob a ameaça do mosquito transmissor.

De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap, Cláudia Frederico, que conclamou os prefeitos a manterem a Sesap informada das notificações da doença em suas cidades, lembrou também que a comunidade científica está debruçada sobre esses casos de microcefalia no Brasil, porque ainda pairam muitas dúvidas.
Robinson propôs uma audiência com a presidenta Dilma, para discutir especificamente essa situação