segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

“O futuro prefeito de Macau terá que combinar primeiro com o povo”, diz analista do cenário político local

A opinião é dos mais entendidos no assunto e até de um cientista político consultado hoje pelo Blog, em Natal. O clima de instabilidade política na cidade de Macau com a insegurança jurídica do mandato do prefeito interino Einstein Barbosa está confundindo o eleitor e ao mesmo tempo despertando um sentimento de revolta com o mar de lama que se envolveu a prefeitura com denuncias de corrupção.

O que supostamente poderia está por trás das denuncias ao Ministério Público Estadual que levaram o ex-prefeito Flávio Veras de volta à cadeia e afastou e prendeu o prefeito eleito Kerginaldo Pinto, mesmo comentado a boca miúda, amedronta a população e afasta políticos do diálogo. O clima na cidade por enquanto é de instabilidade política e econômica. 
   
“Não vejo no sentimento do povo hoje à vontade em votar em algumas pré-candidaturas a prefeito apresentadas até aqui. A eleição do futuro prefeito de Macau não deve refletir a força do dinheiro, da compra de voto e o desejo de grupos, nem será decidida em acordão. O povo está atento a tudo que está acontecendo não só nas páginas policias, mas nos bastidores", disse a fonte.

Para o cientista político e sociólogo consultado pelo Blog, com a internet, a informação chega hoje rapidamente em todas as camadas sociais e essa articulação de candidatura a prefeito fugirá do controle dos caciques e terá que ser combinada, antes de tudo com as massas populares. "A classe política está acuada e com medo do povo, a cidade está sob intervenção da justiça e sem líder político. O resultado das urnas em 2016 refletirá  esse cenário e será uma grande surpresa para o macauense", finalizou.

As duas fontes ouvidas, mesmo sem ligações com grupos políticos locais, mas conhecedoras dos imbróglios que não são de hoje, preferiram o anonimato. Como a política é uma nuvem e o que se diz hoje, não se escreve amanhã, bom mesmo é esperar e anotar no caderninho para conferir depois as cenas dos próximos capítulos.