segunda-feira, 7 de março de 2016

8 de março: Natal ganha uma nova maternidade e Macau vai às ruas cobrar a reabertura da José Varela

O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira, será marcado em Natal pela inauguração da Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto. Distante 180 quilômetros da capital, uma realidade oposta, vive as mulheres da cidade de Macau que vão às ruas amanhã, a partir das 15 horas para reivindicar a reabertura da única maternidade que dispõem.

A nova unidade materno-infantil da capital, que funcionará com a estrutura ampliada da antiga Maternidade do Bairro das Quintas, terá 37 leitos de internação, com perspectiva de ampliação, Centro Cirúrgico com duas salas, e deve realizar uma média de 300 atendimentos por dia e 600 partos por mês.

Em Macau, onde acontece o contrário, um destino infeliz foi reservado à Maternidade José Varela, que já foi referência na saúde da mulher, prestando serviços como unidade materno-infantil. Com quase 70 anos, a maternidade corre o risco de se transformar em mais uma página virada na história do interior potiguar, conhecido como “a cidade do já teve”.  

Tentativas não faltaram da direção para salvar a maternidade