segunda-feira, 14 de março de 2016

Transparência: Gestão municipal em Alto do Rodrigues tem o dobro da média nacional, segundo o MPF

A cidade de Alto do Rodrigues aparece bem na foto no Ranking de Transparência dos municípios brasileiros, divulgado recentemente pelo Ministério Público Federal (MPF). No ranking nacional, o município figurou entre os melhores do RN com suas plataformas de tecnologia para disponibilizar informações de seus gastos públicos à população.

O Portal da Transparência de Alto do Rodrigues atingiu a média 7,2 – numa escala, que é medida pelo órgão de controle, que vai de 0 a 10. Apenas sete cidades, dentre os 167 municípios do RN, estão com índice que variam de 7 a 7,9 (4,19%) e a cidade se destaca com sua política de transparência na quinta colocação. Nessa pontuação é levada em consideração pela adoção de diversos instrumentos e fatores.

Acima da média nacional
A média nacional do ranking de transparência foi 3,92, conforme divulgou o MPF. Isso indica que o nível de Transparência da cidade de Alto do Rodrigues, apurado pelo Ministério Público Federal (MPF), representa aproximadamente o dobro da eficiência em transparência da média nacional, superando, inclusive, cidades como Natal, Macaíba e Pau dos Ferros, todas do mesmo Estado. 

Segundo o MPF, o estudo analisa a disponibilização de informações das execuções orçamentária e financeira na internet, valores de receitas, disponibilização de empenhos, liquidações e pagamentos, nível de detalhamento dos desdobramentos dos dados, divulgação do quadro de servidores e suas remunerações, dentre outras informações exigidas pela Lei Nacional 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e Lei Complementar 131/2009 (Transparência Pública).

O ranking completo, você confere no www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br
Abelardo Filho comemora destaque da gestão no ranking nacional