quarta-feira, 13 de abril de 2016

Projeto de Ezequiel Ferreira visa impedir cobrança de caução em clínicas e hospitais no RN

Um Projeto de Lei do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), propõe que seja vetada a exigência de caução de qualquer natureza para internação de doentes em hospitais ou clínicas da rede privada no Estado de Rio Grande do Norte, nas hipóteses de emergência ou urgência.

 “A exigência prévia de qualquer espécie de caução para a internação de doentes em hospitais da rede privada caracteriza um abuso, já que fere os princípios básicos de cidadania, causando situações de constrangimento, capaz de colocar em risco a saúde e a própria vida da pessoa que necessita de atendimento”, justifica Ezequiel Ferreira.

Pelo projeto do parlamentar, na hipótese de descumprimento do disposto na lei, o estabelecimento ficará obrigado a devolver o valor depositado, em dobro, ao depositante. “Essa prática é um total desrespeito ao princípio da boa-fé que norteia as relações de consumo. Isso porque a garantia pretendida pressupõe que o paciente não poderá pagar o preço dos serviços utilizados”, explica o deputado.
Ezequiel: “A exigência prévia de caução para a internação de doentes caracteriza um abuso"