quarta-feira, 11 de maio de 2016

Especialista faz um alerta: cães e gatos devem ser vacinados a partir dos 40 ou 45 dias de vida

Ter um animal de estimação exige grande responsabilidade e a primeira preocupação dos tutores deve ser com a vacinação, indispensável para manter a saúde e longevidade do bichinho. De acordo com o Dr. Fabrício Marinho, do Hospital Veterinário de Natal, cães e gatos devem ser vacinados a partir dos 40 ou 45 dias de vida. No entanto, o tempo propício para a vacinação pode variar. 

“Em algumas raças que são mais suscetíveis a adquirir certas enfermidades contagiosas podemos, sim, começar com vacinação nos seus 30 dias de vida”, explica o veterinário. É importante que o tutor esteja atento às necessidades da raça do seu pet. As vacinas mais comuns para os cães são as polivalentes, também chamadas V8 ou V10. Protegem de vírus que causam doenças letais como cinomose e parvovirose. 

Eles também devem receber a dose da antirrábica, gripe e giárdia. Já os gatos, além da antirrábica, devem tomar a V4 e V5 que protegem de enfermidades como clamidiose e leucemia felina. O Dr. Fabrício ainda lembra que durante a execução das vacinas os animais não devem sair de casa ou ter contato com outros bichos não vacinados. “O sistema imunológico está muito baixo e, mesmo durante o protocolo, os pets ainda estão suscetíveis a doenças”.