segunda-feira, 16 de maio de 2016

Vereador e mais cinco são presos em investigação de ação criminosa

O vereador Paulo Xavier (PSDB), de Carapicuíba, na Grande São Paulo, foi preso nesta quinta-feira juntamente com outras cinco pessoas contratadas para trabalhar no gabinete dele. Entre os detidos está a mulher do vereador, Kelly Cristina da Silva. A defesa do vereador diz que vai recorrer da decisão da justiça provocada pelo MP.

O Ministério Público, que investiga o caso, entendeu que houve prática de falsidade ideológica, peculato e formação de organização criminosa. As informações são do SPTV. O PSDB de São Paulo informou que afastou o vereador Paulo Xavier e, se for comprovada sua culpa, ele poderá ser expulso do partido. A investigação durou dois anos e começou com uma denúncia de um ex-assessor parlamentar. 

Fantasmas
Os funcionários trabalhavam na imobiliária do vereador. Segundo a denúncia, Kelly assinava o ponto como se trabalhasse todos os dias das 9h da manhã às 6h da tarde, mas só aparecia em dia de sessão quando o marido discursava. O salário dela, como diretora parlamentar, é de cerca de R$ 6 mil. Paulo também é acusado de contratar outros funcionários que apenas assinavam o ponto como assessores parlamentares. Um deles trabalhava em uma loja de roupas e, o outro, na Paulo Xavier Imóveis, que pertence ao vereador.

O Ministério Público diz ainda que, para fazer o trabalho dos assessores fantasmas, Paulo Xavier contratou Daniela Martins Custódio, que está em regime aberto depois de ser condenada a 22 anos de prisão por latrocínio, que é o roubo seguido de assassinato. Como ela não poderia ter sido nomeada para o cargo, o vereador indicou a mãe dela para supostamente trabalhar na Secretaria de Saúde e repassar o salário para a filha.

Do G1/SP

Aperte o play e assista o vídeo