segunda-feira, 11 de julho de 2016

O "estranho interesse" da 98 FM em pagar pesquisa em Macau e os "erros grotesco" da Consult

Mesmo sem qualquer identificação ou interesse na política de Macau, a 98FM, sediada em Natal e distante a 180 km da cidade salineira, publicou pesquisa eleitoral realizada neste município nos dias 03 e 04 deste mês, envolvendo os pré-candidatos Edival da Lanchonete, Major Fernandes, Zé Antonio e Túlio Lemos, além dos nomes de Einstein, Eduardo Lemos e dr. Wilson, que anunciaram que ficariam de fora da disputa nesta eleição de 2016, mas deixou de fora o pretenso candidato Dércio Cabral, do PDT.

Com mais de 50% do eleitorado indeciso, a pesquisa feita pela Consult e que está devidamente registrada para divulgação apresenta algumas distorções que merecem análise mais profunda por quem lê as entrelinhas dessas sondagens. 

A Consult não tem conseguido identificar com  fidelidade a tendência do eleitorado macauense. Na eleição envolvendo Jonas Lemos e  Tatá, na véspera do pleito contratei pesquisa com esse instituto e o resultado apontava que Jonas venceria a eleição com mais de 10% de vantagem e o resultado é que Tatá ganhou a eleição com mais de 12%. Já na eleição complementar, em 2006, ficou constatado um equívoco grotesco em uma das pesquisas do mesmo instituto,  se fazendo necessário refazer a pesquisa.

Além desses exemplos ligados diretamente a Macau, a Consult também tem repetido equívocos em suas sondagens, sendo que a mais recente aconteceu na eleição de 2014, em nível estadual, quando previu a eleição de Henrique Alves para o Governo do Estado já no primeiro turno. 

*Bosco Afonso-Jornalista, especializado em Marketing Eleitoral.