quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Justiça: eleitor pode denunciar os “arrumadinhos” dos candidatos pelo celular

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participou, na manhã desta quinta-feira (18), do lançamento do aplicativo Pardal, por meio do qual os cidadãos de todo o país poderão fazer denúncias à Justiça Eleitoral de irregularidades praticadas por candidatos e partidos durante a campanha eleitoral.

“As denúncias recebidas serão apuradas pelo Ministério Público Eleitoral, parceiro incansável na busca pela lisura das eleições. Caberá ao MPE avaliar a consistência das informações recebidas e formalizar eventuais denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade”, explicou Gilmar Mendes, declarando que a Justiça Eleitoral abre mais uma porta para a ampliação do exercício da cidadania.

O aplicativo
O aplicativo Pardal foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e, a partir de agora, será adotado em todo território nacional.

“Agora passamos a ter essas provas por conta desse software", explicou o ministro ao se referir a fotos e vídeos que os autores das denúncias poderão enviar por meio do aplicativo. O aplicativo que pode ser baixado a partir de hoje nas lojas on-line para dispositivos móveis (celulares e tablets).
Ministros do TSE, imprensa e representantes do Ministério Público participaram do evento