terça-feira, 2 de agosto de 2016

Vergonha: Macau fora no ranking que apontou municípios potiguares com bom desempenho em gestão fiscal

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro divulgou o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) referente ao ano de 2015. Os dados mostram que o município de São Gonçalo do Amarante/RN desponta como o 1º lugar do Estado na gestão fiscal e o 23º em todo o país, com índice de 0.80. A cidade de Macau não apareceu entre os 10 indicados.

Apesar da determinação da lei, os dados do exercício fiscal 2015 de 880 prefeituras no país, entre essas, a Prefeitura de Macau, não estavam disponíveis ou não eram consistentes (informações que não foram passíveis de análise), segundo os dados apresentados pela FIRJAN, o que revela uma realidade triste de uma cidade economicamente importante para o Estado do Rio Grande do Norte, que devia dar exemplos em gestão pública.  

Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).