domingo, 18 de setembro de 2016

Em nota, Pároco de Macau diz que atitudes imprudentes contribuem para a desmoralização da política macauense

A Igreja Católica, por meio do seu representante em Macau, padre João Batista Nunes Filho enviou nota ao Blog, onde se diz preocupado com o nivelamento do processo eleitoral em nossa cidade, que segundo considerou o reverendo: “se desvirtua por caminhos estranhos e não condizentes com o comportamento ético que se espera de cada ser humano”.

Eis a nota:

“Antes de tudo, recomendo que se façam preces e orações, súplicas e ação de graças, por todos os homens” (1 Timóteo 2, 1)

Queridos irmãos e irmãs,

Vivenciamos em nossa sociedade, desde o último dia 16 de agosto, o desenrolar do processo eleitoral que conduzirá aqueles que terão a missão guiar os passos administrativos na Cidade de Macau durante os próximos quatro anos, assumindo, assim, tamanha responsabilidade.

"A Igreja que, em razão de sua finalidade e competência, de modo algum se confunde com a comunidade política” (Constituição Pastoral Gaudium et Spes, 76) tem a missão de incentivar todos os cristãos quanto ao exercício livre do direito de escolha e da responsabilidade da opção feita por cada um, como agente ativo e consciente no exercício da democracia.

Ociosos, pois, por dias melhores, diante do contexto de crise em que vivemos, muito nos preocupa o nivelamento do processo eleitoral em nossa cidade que se desvirtua por caminhos estranhos e não condizentes com o comportamento ético de cada ser humano.

Decorridos estes primeiros dias do pleito vemos muitos daqueles que defendem sua opção partidária, instigados pela calorosa e acirrada disputa política, tão natural do processo democrático, se esquecerem do uso prudente do diálogo e, valendo-se da realização de atitudes impensadas e imprudentes, contribuírem para o crescimento da desmoralização da política macauense.

É preciso que cada um, candidatos e cabos eleitorais, nesta reta final dos dias reservados para a disputa eleitoral, tenha maturidade e responsabilidade na execução de suas estratégias para que, salvaguardado os bons propósitos, tudo concorra na tranquilidade e na paz.

Portanto, desejando boa sorte a cada candidato, sigamos a nossa jornada para que, no dia 02 de outubro, aqueles que forem escolhidos pelo povo possam exercer suas funções com honestidade e sabedoria. Que Deus, por intermédio de Maria Santíssima, a Virgem Imaculada de Macau, nos proteja e nos abençoe.

Pe. João Batista Nunes Filho – Pároco de Macau.
Padre João: "Muitos se esquecerem do uso prudente do diálogo"