sábado, 1 de outubro de 2016

Macau: Mesmo com arrecadação de mais de 50 milhões em dez meses, saúde da mulher agoniza

Na maioria das cidades brasileiras neste mês, as atenções do setor de saúde e da área médica estarão voltadas para o diagnóstico, a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Em Macau, onde a prefeitura já arrecadou pouco mais de R$ 50 milhões, somente nos últimos dez meses, não se tem notícias de alguma iniciativa voltada para a campanha Outubro Rosa, que tenta sensibilizar sobre o carcinoma que mais acomete mulheres no mundo.

Serão descobertos 57.960 casos este ano no Brasil, estima o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Em Macau, até a Maternidade José Varela, que oferecia o único serviço de saúde a mulheres grávidas, foi fechada e uma palavra sequer foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde, que havia anunciado anteriormente uma parceria com a APAMI para manter a instituição em funcionamento.

Atualmente o clima é de apreensão entre as mulheres grávidas e seus familiares. Muitas delas estão se deslocando para Natal, Guamaré, Alto do Rodrigues e até para a cidade de Mossoró, onde estão fazendo o pré-natal e dando a luz. “É uma vergonha as mães, muitas vezes sem condição alguma, não ter direito de ver mais seus filhos nascerem aqui”, denuncia Girlene Ferreira, moradora da Ilha de Santana.


Arrecadação de mais de R$ 50 milhões, até o dia 20 passado