sábado, 3 de dezembro de 2016

Ângela Paiva: “É a primeira vez que um prefeito de Macau procura a UFRN para realizar parcerias”

O prefeito eleito de Macau Tulio Lemos vem cumprindo uma agenda de trabalho em busca de aliados para futuras parcerias administrativas. Ontem, 02, foi a vez do jornalista bater à porta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Reitora da conceituada instituição de ensino superior, Ângela Paiva ficou surpresa, ao afirmar categoricamente, que foi a primeira vez que um prefeito de Macau procurou a UFRN para parcerias. 

“Essa iniciativa do prefeito demonstra o interesse do gestor em administrar com zelo. A UFRN está aberta às parcerias que contribuem para o desenvolvimento do município”, pontuou a reitora, logo após ouvir a exposição de Lemos acerca das dificuldades em que se encontra o município de Macau.

“Vamos tirar Macau da inércia, principalmente na área da educação onde o município tem um índice de analfabetismo que chega a 20%, além de pedir ajuda a UFRN para a elaboração de estudos no subsolo macauense visando solução da crise hídrica e ajustamentos no projeto das águas mães de salinas como forma de estimular o surgimento de indústrias em Macau”, disse o prefeito eleito.

Campus de Macau 
O prefeito eleito pediu a Reitoria que ajudasse na reativação do Campus de Macau que passou a ser Núcleo de Ensino Superior de Macau - trabalhando apenas com ensino a distância e projetos de extensão. Ângela disse que dentro do Plano de Expansão da UFRN consta a reativação dos Campi de Macau e Nova Cruz e que ainda não foi efetivado em virtude da crise em que se encontra o país, mas que está lutando para que isso se concretize.

Parceria
Outro ponto positivo da audiência é que ficou acertado que a Prefeitura de Macau irá elaborar um memorial com informações a respeito do município e suas necessidades e que a UFRN irá participar do projeto de erradicar o analfabetismo. Um Seminário com vistas a envolver a sociedade a discutir os problemas econômicos e sociais de Macau será realizado no primeiro semestre de 2017. 
Reitora Ângela Paiva elogia iniciativa de Tulio Lemos