sexta-feira, 21 de julho de 2017

Tulio apresenta necessidades de saneamento para Macau em encontro de gestores promovido pelo Governo

Uma reunião com prefeitos de municípios das regiões Oeste, Mato Grande, Central e do Vale do Açu foi realizada nesta sexta-feira, 21, pelo Governo do Estado para tratar da regulação do sistema de saneamento básico no Rio Grande do Norte. O prefeito de Macau Tulio Lemos apresentou na ocasião as necessidades de saneamento para o município, incluindo o Conjunto Arnóbio Abreu, o Porto da Pescaria e as praias de Barreiras e Diogo Lopes.

Para Tulio Lemos, o apoio institucional do Governo do Estado é importante para atender essa demanda existente nos municípios potiguares. Tulio citou que segundo a Organização Mundial de Saúde, à ausência de saneamento está associada à ocorrência de 80% dos casos de doenças. “Mostramos ao Governo que Macau precisa dessa parceria para ampliar o saneamento básico e levar o serviço a outros bairros e comunidades que não foram contemplados por gestões passadas”, pontuou o prefeito.

O governador Robinson Faria enfatizou aos prefeitos a importância do saneamento básico para a saúde pública. "Nosso governo é parceiro dos municípios e dá apoio através de sua equipe técnica de vários órgãos como a Caern, Idema, Arsep, Igarn e Gabinete Civil”, afirmou Robinson Faria, lembrando que a elaboração do Plano Municipal de Saneamento deve garantir a participação social e ser feita em consonância com o plano diretor, o PPA, planos de bacias hidrográficas e legislações sobre o setor.

Esta foi a terceira reunião convocada pelo Governo para tratar do saneamento básico e contou com a presença dos prefeitos das cidades de Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Carnaubais, Itajá, Macau, Mossoró, Pedro Avelino e Porto do Mangue. As reuniões anteriores foram feitas com representantes dos municípios do Alto Oeste e do Seridó.
Prefeito Tulio Lemos representou gestores do Vale do Açu na mesa de autoridades