terça-feira, 24 de outubro de 2017

“A situação é muito difícil. Tem se tornado inviável administrarmos as cidades”, declara prefeita da segunda maior cidade do RN

Quatro vezes eleita prefeita de Mossoró, a médica Rosalba Ciarlini, também pediu o apoio da bancada federal no RN na liberação de recursos e avanços no novo pacto federativo: “Eu faço um apelo aos deputados e senadores. A situação é muito difícil. Tem se tornado inviável administrarmos as cidades”, disse a Prefeita.

Na presença de 135 prefeitos potiguares, durante reunião convocada pela FEMURN, onde compareceu toda bancada federal e ainda representantes de associações de municípios potiguares, a ex-governadora com a experiência de mais de doze anos de gestão em Mossoró, disse que nunca viu situação parecida antes. “O momento é de calamidade nas prefeituras e de tensão para os gestores”, avaliou.

Na reunião, a FEMURN solicitou apoio dos parlamentares para a liberação do novo Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), através de Medida Provisória (MP) editada pelo Governo Federal, que deverá ajudar as prefeituras a fechar as contas em 2017. Federações de todos os estados brasileiros têm mobilizado suas bancadas desde a semana passada com o intuito de que a solicitação chegue ao Presidente Temer e as verbas sejam liberadas.

A importância do novo pacto federativo e da reforma tributária, garantindo direitos e responsabilidades dos entes federados e fortalecendo as finanças dos municípios, também foi debatida no encontro.
Rosalba lembrou que os prefeitos estão sentindo os efeitos da crise que começou em 2014