quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Cosern diz que energia roubada daria para abastecer a cidade de Macau durante um ano

Não é de hoje que o famoso gato tem dado muita dor de cabeça as concessionárias de energia elétrica e aqui no Rio Grande do Norte, a Cosern avisa que está intensificando ações de combate aos furtos de energia em todo estado.

No início desse mês, o circo do Palhaço Sucata, instalado num terreno próximo à Maternidade Leide Morais, na Av das Fronteiras, Zona Norte de Natal, foi surpreendido.

O crime vinha sendo praticado há vários dias e colocava em risco a segurança dos frequentadores do local. A responsável pelo circo foi detida e passou por uma audiência de custódia.

4 anos de prisão

O furto de energia elétrica é crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 155, e a pena pode chegar a até 4 anos de prisão. Além de crime, o gato representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. 

O gato causa ainda prejuízo na qualidade do fornecimento de energia e parte do prejuízo é dividido por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.

Caso de Polícia

De janeiro a outubro, a Cosern recebeu 2 649 denúncias de gatos na rede elétrica em todo estado, todos comprovados e alguns retirados com apoio da polícia, para garantir a segurança dos colaboradores da concessionária e embasar o processo judicial.

A estimativa da Cosern é que, por ano, são desviados 60 milhões de kWh de energia elétrica, o que representa um prejuízo de R$ 25 milhões à concessionária.

Numa simulação, dava para utilizar a energia furtada para abastecer:

* 33 mil casas durante 1 ano; ou
* O município de Macau ou o bairro de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, durante 1 ano; ou
* O município de Mossoró duante 1 mês; ou
* Todas as residência da Zona Sul de Natal durante 3 meses.

Use o 116 para denunciar

A Cosern continuará com as fiscalizações e solicita à população que denuncie ligações clandestinas de energia elétrica no telefone 116.