terça-feira, 17 de outubro de 2017

Que os nossos Santos digam amém!

De um Rio Grande do Norte tão violento, o Papa Francisco decretou Santos 30 mártires, chamando os holofotes do mundo para as Terras de Poti, que podem tirar um bom proveito desse fato histórico com a efervescência do turismo religioso. 

Com a canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, o estado tornou-se, a partir do último domingo, o único a ter 30 santos declarados pela Igreja Católica. Milhares de pessoas de vários países estiveram presentes à Praça São Pedro, no Vaticano, na missa que teve início às 5h (hora de Brasília), celebrada pelo Papa Francisco.

"O Rio Grande do Norte está no centro da atenção mundial da Igreja Católica com os 30 santos Mártires Potiguares. Além de uma grande graça aos católicos, nosso Estado se torna um destino do turismo religioso para o mundo todo", declarou o governador.

A multidão aplaudiu quando Sua Santidade declarou santos André de Soveral, Mateus Moreira e seus 28 companheiros massacrados em 1645, nas duas localidades, a mando dos invasores holandeses. Além dos protomártires brasileiros foram declarados santos os beatos Cristofolini, Antonio, Giovanni, Faustino Miguel e Angelo da Acri.

Papa Francisco declarou santos os Mártires Potiguares após o pedido oficial, durante a cerimônia celebrada pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da congregação da causa dos Santos. "Que estes que agora são santos indiquem a todos nós o verdadeiro caminho do amor e da intercessão junto ao Senhor para um mundo mais justo", declarou o Papa Francisco, em sua homilia.
Milhares de pessoas de vários países estiveram presentes à Praça São Pedro, no Vaticano