terça-feira, 24 de julho de 2018

Ação da Prefeitura de Guamaré em Macau é um exemplo de responsabilidade social com o futuro de apenados

Gratidão e reconhecimento em cada abraço. 

Esse foi o saldo da visita do Prefeito de Guamaré, Hélio Willamy a unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), instalada no município de Macau. O órgão acolhe apenados de Macau, Guamaré e região e tem como objetivo principal a promoção da ressocialização.

Este ano, a gestão renovou a parceria com a entidade, que é uma das células Tribunal de Justiça, incentivando e apoiando a APAC A continuar com a sua exemplar missão no Rio Grande do Norte. Na tarde desta terça-feira, 24, Hélio conheceu o funcionamento do órgão e viu também os trabalhos que são feitos pelos os apenados na unidade de recuperação.

A Prefeitura de Guamaré é um dos principais financiadores da APAC Macau-referência no Brasil, quando se fala em ressocialização de apenados, apresentando-se como alternativa de gestão prisional humanizada. Nas Apacs, os próprios recuperandos, como são chamados os condenados, têm as chaves das unidades e cuidam da segurança. Não há agentes penitenciários e armas de fogo.

A metodologia da APAC fundamenta-se no estabelecimento de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e envolvimento da família do sentenciado, através da qual os próprios presos são corresponsáveis pela sua recuperação e têm assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestada pela comunidade. "É uma felicidade para a gente poder ajudar a reescrever uma nova história de vida para esses apenados e as suas famílias", declarou Hélio.
Hélio esteve na APAC acompanhando de assessores e vereadores do município de Guamaré