segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Barrado pelo MP, o futuro do PL ainda é uma incógnita

Reviravolta para os políticos que contavam como certa para agora a criação do PL para pular de partido, não perder o mandato e disputar as eleições de 2016. O Ministério Público Eleitoral (MPE) encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parecer contrário ao registro do Partido Liberal (PL).

O parecer foi motivado pelo recurso contra decisão do tribunal que, em maio, rejeitou pedido de criação da legenda por falta de assinaturas de apoiadores, um dos requisitos exigidos pela legislação para concessão do registro. Para concorrer nas eleições municipais do ano que vem o partido precisa obter o registro até sexta-feira (2), um ano antes do pleito, conforme regra estabelecida pela Lei Eleitoral.

Previsões nada otimistas
De acordo com o MPE, o partido precisa validar 46 mil assinaturas para obter o número mínimo de 484 mil apoiamentos. Segundo o parecer, o PL validou 440 mil. Em entrevista ao Blog da jornalista Thaisa Galvão, o advogado constitucional Erick Pereira disse não acreditar que, diante do parecer contrário, o TSE vote amanhã pela aprovação da criação do PL. Para Erick, "dificilmente o Tribunal votará pela aprovação, já que os documentos necessários ao deferimento não foram entregues no prazo".
Partido deve ser comandado no RN pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira