sexta-feira, 26 de junho de 2026

Em clima de Copa, be.move realiza maior aula de bike da cidade na Arena das Dunas

O campo de futebol da Arena das Dunas vai ser palco de um evento nunca visto em Natal: uma aula de bike com a participação de mais de 140 pessoas e 70 bikes na próxima sexta-feira (3).

O evento será promovido pela be.move em comemoração à Copa do Mundo e marca o encerramento da turnê Brasilidades - projeto iniciado em 03 de junho que reuniu professores e alunos em aulas temáticas nas quatro unidades da academia na capital potiguar.


“A turnê Brasilidades superou todas as nossas expectativas! Foi uma ideia criada para valorizar a modalidade e celebrar o que a bike representa dentro da be.move. Ver as 11 turmas esgotando em menos de um minuto, com 182 alunos e 6 professores envolvidos, foi emocionante.


Isso mostra o quanto essa comunidade é engajada e o quanto a bike tem crescido na cidade,” disse Lo-Amy Fonseca, fundador da be.move.


A turnê também foi uma oportunidade de aproximar os alunos dos criadores da metodologia be.bike.


“O projeto nasceu do desejo de levar para todas as unidades os criadores da nossa metodologia, que é própria da be.move e foi desenvolvida pelos professores Rodrigo e João Paulo. Estamos muito felizes com o sucesso da turnê e agora chegou a hora de encerrá-la fazendo algo grandioso, à altura de tudo o que construímos juntos,” completou Lo-Amy.


A escolha pela bike indoor não é por acaso. A be.move foi uma das primeiras academias de Natal a oferecer a modalidade desde 2020, e desde então se tornou uma das mais procuradas pelo público.

São João de Natal 2026 segue com programação no Polo Nélio Dias nesta sexta-feira (26)

O São João de Natal 2026 continua nesta sexta-feira (26) no Polo Nélio Dias, na Zona Norte da capital. A programação reúne atrações locais e nacionais e os portões serão abertos às 17h para receber o público.

A abertura da noite será com Roberto do Acordeon. Em seguida, sobe ao palco a cantora Michele Andrade. Na sequência, será a vez de Matheus Fernandes, que promete animar o público com sucessos como "Coração Cachorro" e "Balanço da Rede".


Encerrando a programação, a dupla Cláudio Ney & Juliana apresenta um repertório que reúne clássicos do forró e sucessos atuais.


São João também mobiliza solidariedade


A Prefeitura do Natal reforça o convite para que o público participe da campanha solidária do São João de Natal, doando 1 kg de alimento não perecível. As doações são destinadas ao Banco de Alimentos de Natal, responsável por atender centenas de instituições e famílias em situação de vulnerabilidade social no município. A contribuição é voluntária e fortalece a rede de segurança alimentar da cidade.


O São João de Natal 2026 é apresentado por Esportes da Sorte e Brahma, com patrocínio de Cachaça Matuta e Ballantine's.


Programação – sexta-feira (26) | Polo Nélio Dias


Roberto do Acordeon

Michele Andrade

Matheus Fernandes

Cláudio Ney & Juliana





É Hoje! Evento gratuito na Via Costeira terá shows de Litto Lins, Augusto Dantas e Amanda & Ruama

O clima junino vai tomar conta da capital potiguar nesta sexta-feira dia 26 de junho com a realização da Estação São João. O evento acontece na Prainha Via Costeira, em Natal, reunindo música, tradição e a energia característica dos festejos nordestinos em uma noite especial dedicada ao São João.

Com entrada gratuita, a programação terá início às 22h e contará com shows de Litto Lins, Augusto Dantas e da dupla Amanda & Ruama, atrações que prometem colocar o público para dançar ao som de muito forró e ritmos tradicionais do período junino.


A proposta da Estação São João é celebrar uma das manifestações culturais mais importantes do Nordeste, proporcionando ao público uma experiência marcada pela música, pela convivência e pelo resgate das tradições que fazem do mês de junho um dos períodos mais aguardados do calendário cultural brasileiro.


Realizado em um dos principais pontos de lazer da cidade, o evento reforça a valorização da cultura popular nordestina e convida moradores e turistas a vivenciarem uma noite de celebração em um ambiente descontraído e acolhedor.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Guamaré: Projeto da Prefeitura reúne milhares de torcedores e fortalece lazer e turismo


No início da noite desta quarta-feira, 24, a orla de Guamaré voltou a ser tomada por uma multidão na terceira partida da Seleção Brasileira, consolidando o sucesso do projeto promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. 

Com estrutura preparada pela gestão do prefeito Hélio Willamy, moradores e visitantes acompanharam o jogo em um ambiente seguro, organizado e marcado pela animação, fortalecendo o sentimento de união em torno da torcida pelo Hexa.

Com apoio consolidado em Macau, Nina Souza amplia força política no Mato Grande e Litoral Norte

 

A pré-candidatura da vereadora de Natal, Nina Souza, à Câmara dos Deputados segue ganhando capilaridade no Rio Grande do Norte. O crescimento da articulação política da parlamentar já ultrapassou os limites da capital e começa a se consolidar em diferentes regiões do estado, especialmente no Mato Grande e no Litoral Norte.


As mais recentes adesões ao projeto político de Nina vieram de importantes aliados do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira. Declararam apoio à pré-candidata os prefeitos Pedro Henrique (PSDB), de Pedra Grande, e Hudson Matias (PSDB), de Galinhos, reforçando a presença da vereadora entre lideranças municipais.


A mobilização também ficou evidente em um encontro realizado recentemente em Natal, que reuniu representantes de diversos municípios potiguares, entre eles Bento Fernandes, Galinhos, Pedra Grande, Alto do Rodrigues, Guamaré, Touros, João Câmara, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Jardim de Angicos, Macau, Rio do Fogo, Jandaíra, São Miguel do Gostoso e Ceará-Mirim.


Em Macau, Nina Souza chega fortalecida ao contar com o apoio do ex-prefeito José Antônio de Menezes, do vereador Robson Kelly e de outras lideranças ligadas ao grupo de oposição. A articulação amplia sua base política em um dos principais colégios eleitorais da região e reforça a expectativa de uma votação expressiva no município.

Rodrigo Aladim declara apoio a Allyson Bezerra e apresenta pauta de prioridades para Macau


Menos de 24 horas após ser lançado como pré-candidato na chapa proporcional do PSDB, com possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados, o advogado e ex-vice-prefeito de Macau, Rodrigo Aladim, oficializou nesta quinta-feira, 25, seu apoio à pré-candidatura de Allyson Bezerra ao Governo do Rio Grande do Norte.


O encontro entre as duas lideranças aconteceu em Natal e marcou o início de uma aliança política que, segundo Aladim, terá como foco a defesa de demandas históricas de Macau. Durante a reunião, o ex-vice-prefeito apresentou uma pauta de reivindicações consideradas prioritárias para o município, entre elas a melhoria do abastecimento de água para a Ilha de Santana, a implantação do saneamento básico nos bairros Porto da Pescaria e Arnóbio Abreu, além da ampliação de programas habitacionais para reduzir o déficit de moradias populares.


Ao justificar o apoio, Rodrigo Aladim destacou que Macau enfrenta desafios estruturais há décadas e defendeu uma atuação conjunta entre o município e o Governo do Estado para viabilizar soluções concretas.


Macau convive há décadas com esses problemas que o Executivo não consegue resolver sozinho. Por isso, é fundamental termos um governante comprometido com essas pautas prioritárias, que também olhe para a juventude, fortalecendo a educação, ampliando os investimentos no esporte e criando oportunidades por meio da qualificação profissional", afirmou.


Três Nordestinos reúne Santanna, Flávio José e Targino Gondim e abre venda de ingressos em Natal

Já pensou em dançar ao som de três dos maiores nomes do autêntico forró nordestino? Essa é a proposta do espetáculo “Três Nordestinos – Um por Todos e Todos pelo Forró”, que será apresentado em Natal no dia 20 de setembro, às 20h, no Teatro Riachuelo. O show vem sendo aclamado pela crítica como o grande encontro do forró e promete reunir os fãs do ritmo mais festejado do Nordeste. 

No palco, Santanna O Cantador, Flávio José e Targino Gondim unem trajetórias marcadas pela valorização da cultura popular e pela defesa das raízes do Nordeste. O encontro reúne diferentes gerações do forró em um espetáculo que destaca a poesia, o regionalismo e a musicalidade característica do gênero. 


O projeto também ganha força com o lançamento do álbum audiovisual gravado na Ilha do Rodeadouro, em Juazeiro, na Bahia, às margens do Rio São Francisco. O trabalho reforça o compromisso dos artistas com a preservação e a difusão do forró, dialogando com o público de diferentes regiões do país.  


Santanna construiu uma carreira sólida marcada por letras que retratam o cotidiano do sertão e o sentimento nordestino. Flávio José é um dos principais nomes do forró tradicional, com uma obra que atravessa gerações e mantém viva a essência do ritmo. Já Targino Gondim, sanfoneiro, cantor e compositor, amplia os horizontes do gênero ao levar o forró para diferentes públicos, sem abrir mão da identidade cultural.

Três Nordestinos brings together Santanna, Flávio José and Targino Gondim and opens ticket sales in Natal

Já pensou em dançar ao som de três dos maiores nomes do autêntico forró nordestino? Essa é a proposta do espetáculo “Três Nordestinos – Um por Todos e Todos pelo Forró”, que será apresentado em Natal no dia 20 de setembro, às 20h, no Teatro Riachuelo. O show vem sendo aclamado pela crítica como o grande encontro do forró e promete reunir os fãs do ritmo mais festejado do Nordeste. 


No palco, Santanna O Cantador, Flávio José e Targino Gondim unem trajetórias marcadas pela valorização da cultura popular e pela defesa das raízes do Nordeste. O encontro reúne diferentes gerações do forró em um espetáculo que destaca a poesia, o regionalismo e a musicalidade característica do gênero. 


Santanna construiu uma carreira sólida marcada por letras que retratam o cotidiano do sertão e o sentimento nordestino. Flávio José é um dos principais nomes do forró tradicional, com uma obra que atravessa gerações e mantém viva a essência do ritmo. Já Targino Gondim, sanfoneiro, cantor e compositor, amplia os horizontes do gênero ao levar o forró para diferentes públicos, sem abrir mão da identidade cultural.


O repertório reúne clássicos consagrados e canções que fazem parte da história dos três artistas. Entre os destaques estão “Eu Só Quero Um Xodó”, “Petrolina, Juazeiro”, “Só Xote”, “Tareco e Mariola”, “Espumas ao Vento”, “Caboclo Sonhador” e “Anjo Querubim”, além de outras músicas que embalam o público e reforçam a tradição do forró.


A proposta do espetáculo valoriza a simplicidade e a força da música nordestina, com foco nos instrumentos, nas letras e na interação com a plateia. O resultado é uma experiência que resgata memórias, celebra a cultura popular e reafirma o lugar do forró como um dos pilares da música brasileira.


A apresentação em Natal integra a turnê nacional do projeto, que vem percorrendo diversas cidades e consolidando o encontro como um dos momentos mais marcantes da cena musical nordestina recente. Os ingressos já estão à venda . A produção é da Idearte Entreternimento.

Copa do Mundo e São João impulsionam consumo e aquecem vendas no varejo potiguar

 


A combinação entre a Copa do Mundo de 2026 e o ciclo junino deve criar um período de forte movimentação para o varejo potiguar. Com a competição iniciando em junho e se estendendo por 39 dias, em paralelo às festas de São João, empresas já observam um aumento na procura por produtos ligados ao entretenimento doméstico, alimentação e confraternização.

De acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Copa do Mundo deverá movimentar R$4,32 bilhões no comércio brasileiro, crescimento de 6,5% em relação ao torneio de 2022. A expectativa da entidade é de que o consumo se concentre principalmente em segmentos ligados à experiência de assistir aos jogos, como alimentos, bebidas, eletrônicos e itens para confraternizações.

Os primeiros sinais desse aquecimento já podem ser observados no varejo. Na varejista Ferreira Costa, uma das maiores redes de home center do Nordeste, as vendas de televisores cresceram 35% em comparação com o mesmo período de 2025. A procura é impulsionada principalmente por consumidores interessados em melhorar a experiência de assistir aos jogos em casa. Segundo Cesar Barros, gerente de compras de eletros da rede, a demanda tem sido acompanhada por uma mudança no perfil de compra. "Estamos observando um crescimento significativo na busca por telas maiores. Os consumidores estão migrando para modelos acima de 65 polegadas e já existe uma procura importante por equipamentos de 75, 85, 98 e até 100 polegadas. O cliente quer transformar a sala em um espaço de convivência para reunir amigos e familiares durante os jogos", explica.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Hackathon do Sol começa nesta sexta-feira e reúne talentos da inovação em Natal

Falta pouco para o início do Hackathon do Sol, que acontece entre os dias 26 e 28 de junho, na Praiamar Arena, em Natal. Durante três dias, participantes selecionados irão vivenciar uma imersão intensa voltada à inovação, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento de soluções para desafios reais.

A iniciativa reunirá estudantes, profissionais, empreendedores e entusiastas de diversas áreas do conhecimento em uma jornada colaborativa marcada por mentorias, capacitações, networking e construção de projetos com potencial de impacto social e econômico.


Ao longo da programação, as equipes passarão por etapas de ideação, validação, desenvolvimento e apresentação de soluções, contando com o acompanhamento de especialistas e profissionais com experiência nos ecossistemas de inovação e negócios.


Mais do que uma competição, o Hackathon do Sol foi criado para estimular a criatividade, o pensamento estratégico e o trabalho colaborativo, promovendo conexões entre talentos, empresas, instituições e agentes de transformação.


A programação também reforça o crescimento do ambiente de inovação no Rio Grande do Norte, criando oportunidades para o surgimento de novos projetos, startups e iniciativas capazes de gerar resultados concretos para a sociedade.


Além da experiência de aprendizado e desenvolvimento, os participantes concorrem a uma premiação total de R$ 21 mil, que será distribuída entre os projetos de maior destaque ao final da maratona.

São João de Natal: Sucesso do evento reforça o protagonismo da ARENA

 

A Casa de Apostas Arena das Dunas concluiu, neste domingo (21), mais uma grande operação de entretenimento ao sediar o principal polo de shows do São João de Natal 2026. Ao longo de três finais de semana, o espaço recebeu uma programação que reuniu alguns dos maiores nomes da música brasileira e atraiu um público de quase 800 mil pessoas, segundo dados divulgados pela Prefeitura do Natal.


Transformado em uma verdadeira cidade junina, o estacionamento e a praça externa da Arena receberam uma ampla estrutura para acomodar grandes shows de bandas nacionais e locais, além de áreas de alimentação, espaços de convivência, operações de segurança, saúde, acessibilidade, mobilidade urbana e ações de sustentabilidade, consolidando o equipamento como um dos mais versáteis centros de eventos do Nordeste.


Durante a programação, passaram pelo palco artistas como Simone Mendes, Leonardo, Bruno & Marrone, Nattan, Matheus & Kauã, Zezé Di Camargo & Luciano, Fagner, Zezo, Xand Avião, Pablo, Natanzinho Lima, Henry Freitas, Limão com Mel, Calcinha Preta, Abiel, Léo Foguete, Circuito Musical, Cavaleiros do Forró, Marina Elali, Banda Grafith e muito mais.


Além da programação artística, o evento contou com uma complexa operação logística envolvendo transporte público especial, acessibilidade, serviços de saúde, assistência social, coleta seletiva e monitoramento integrado, garantindo conforto e segurança ao público durante os dias de festa.

É hoje: Brasil x Escócia terá evento com entrada gratuita, quatro telões de LED e shows na Prainha Via Costeira

A contagem regressiva já começou. Nesta quarta-feira (24), a Seleção Brasileira entra em campo para enfrentar a Escócia pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026 e os torcedores potiguares terão um espaço especial para acompanhar a partida em clima de festa. O projeto Pra Cima Brasil promove uma grande transmissão gratuita na Prainha Via Costeira, reunindo futebol, música e entretenimento em um dos cenários mais privilegiados da capital potiguar.

A programação terá início às 16h e foi planejada para proporcionar ao público uma experiência completa durante mais um compromisso do Brasil no Mundial. Além da transmissão do jogo em 4 telões de LED, o evento contará com estrutura temática, espaço de convivência, ativações e atrações musicais que prometem manter a animação antes, durante e depois da partida.

Entre os nomes confirmados estão os grupos Sambar & Love, Mesa Doze e o DJ DK, que será responsável por manter a energia do público em alta durante toda a programação. As atrações vão embalar os torcedores ao longo da tarde e transformar a transmissão em uma verdadeira celebração da paixão brasileira pelo futebol.

Conhecido pela versatilidade e por estar sempre conectado às tendências musicais do momento, DJ DK chega ao Pra Cima Brasil com um repertório que mistura diferentes estilos e promete garantir a animação da galera do começo ao fim do evento. Com sets dinâmicos e leitura de pista apurada, ele será responsável por manter o clima de festa entre um gol e outro da Seleção.


O confronto contra a Escócia marca o encerramento da participação brasileira na fase de grupos da Copa do Mundo. A expectativa é de mais uma grande mobilização dos torcedores, repetindo o clima de celebração que tem acompanhado os jogos da Seleção em todo o país.


A proposta do Pra Cima Brasil é transformar cada partida do Brasil em uma experiência coletiva, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambiente descontraído, seguro e com vista para o mar. A expectativa da organização é receber um grande público para mais uma edição do projeto.


Os ingressos são gratuitos e seguem disponíveis para retirada antecipada na plataforma Outgo https://outgo.com.br/pra-cima-brasil. A organização recomenda que o público garanta o acesso com antecedência, já que a capacidade do espaço é limitada.

Instituto Neoenergia promove ações de conservação ambiental em Guamaré, Macau e Galinhos

Durante o Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho, o Instituto Neoenergia promove uma série de ações de educação ambiental, mobilização comunitária e conservação da biodiversidade nos municípios de Guamaré, Macau e Galinhos, na Bacia Potiguar. Desenvolvida pela SAVE Brasil, o projeto Flyways Brasil envolve estudantes, marisqueiras, pescadores artesanais, pessoas idosas, adolescentes e comunidades tradicionais na proteção dos manguezais e das aves limícolas migratórias que utilizam a região (chamada de Bacia Potiguar) como área estratégica de alimentação e descanso durante suas rotas pelas Américas.


“Por meio dessas iniciativas, reforçamos nosso compromisso com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável dos territórios onde atuamos, valorizando conhecimentos tradicionais, fortalecendo economias locais e construindo soluções coletivas para o futuro da Bacia Potiguar”_, explica Renata Chagas, Diretora do Instituto Neoenergia.


A série de ações ao longo do mês inclui exposições educativas, jogos ambientais, monitoramento de aves, palestras, oficinas, blitzes ambientais, exibição do CineMar, mutirões de limpeza de manguezais e praias, além de atividades guiadas de observação de aves. Também estão previstas “passarinhadas” no Parque das Dunas, em Natal, ampliando o acesso da população ao conhecimento sobre espécies migratórias como maçaricos e batuíras e reforçando a importância da conservação das áreas úmidas costeiras.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Rio Grande do Norte conquista 2º lugar nacional em prêmio da qualidade da informação contábil e fiscal


O Rio Grande do Norte conquistou o segundo lugar no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em sua quarta edição, a premiação reconhece estados e municípios que se destacam pela qualidade, consistência e transparência das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.


O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (22), durante cerimônia realizada em Brasília. A conquista reflete o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal, a transparência pública e o aprimoramento contínuo da gestão financeira.


Para o secretário de Estado da Fazenda, Álvaro Bezerra, o reconhecimento representa um marco na trajetória da administração pública estadual. “Mais do que uma conquista administrativa, este reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional demonstra a capacidade do Estado de produzir informações cada vez mais confiáveis, tempestivas e aderentes às melhores práticas da gestão pública, fortalecendo a transparência, a tomada de decisões e a confiança da sociedade nas instituições públicas”, destacou.


A evolução do Rio Grande do Norte no ranking é resultado de um amplo processo de reestruturação da Contabilidade Geral do Estado, iniciado em 2019. Em 2018, o Estado ocupava a última colocação no levantamento nacional. Em 2025, alcançou o quinto lugar e, agora, chegou à segunda posição.


Segundo Álvaro Bezerra, o avanço é fruto de um trabalho integrado entre a Contabilidade Geral do Estado e as unidades de finanças e orçamento dos órgãos e secretarias estaduais. A iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional tem como objetivo incentivar a boa gestão das finanças públicas, reconhecendo estados e municípios pela qualidade dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Sodiê Doces aposta em sabores típicos da estação para celebrar as festividades juninas em todo o Brasil




Junho é um dos meses mais aguardados pelos brasileiros quando o assunto é gastronomia. Das grandes festas populares realizadas no Nordeste às tradicionais quermesses do Sudeste e às celebrações que movimentam cidades do Centro-Oeste e de outras regiões do país, o período é marcado por receitas que despertam memória afetiva e colocam ingredientes como milho, fubá, coco e leite condensado no centro da mesa.


De olho nesse momento, a Sodiê Doces reúne em seu cardápio opções que combinam tradição e inovação para acompanhar as festividades típicas do mês. Entre os destaques está o Bolo Pudim (#191), lançamento recente da rede que une duas das sobremesas mais queridas dos brasileiros em uma única receita e vem conquistando consumidores nas lojas e nas redes sociais.

Outra aposta é o bolo caseiro de milho, um dos sabores mais tradicionais desta época do ano e que integra a linha de bolos caseiros da marca. O portfólio ainda conta com receitas que remetem às celebrações juninas, como Caseiro de Paçoca, Fubá Simples, Fubá com Goiabada e Fubá com Erva-Doce, além de outros sabores caseiros que harmonizam perfeitamente com um café fresco ou chocolate quente durante os dias mais frios.


Embora as comemorações de junho sejam conhecidas por diferentes nomes ao longo do país, festas juninas em muitas regiões e São João em diversos estados do Nordeste e em tradicionais celebrações do Centro-Oeste, elas compartilham um elemento em comum: a mesa farta, os sabores típicos e as receitas que atravessam gerações.