terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Ações do MPRN contra corrupção serão abordadas em evento

Os números do combate à corrupção no Rio Grande do Norte serão divulgados quarta-feira (9), durante o evento MP no Combate à Corrupção: Ações e Resultados, que é promovido pelo Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho. O evento marca o Dia Internacional de Combate à Corrupção e será realizado no auditório do Ministério Público do Trabalho, às 8h30.

O evento marca o Dia Internacional de Combate à Corrupção e será realizado no auditório do Ministério Público do Trabalho. O MPRN vai abordar casos emblemáticos relacionados à prática de corrupção como as Operações Negociata, Maresia, Resistência, Novos Rumos, Candeeiro e Dama de Espadas apresentando informações e comentando aspectos das investigações, além de também apresentar uma prestação de contas das ações ajuizadas em 2015.

O MPF vai apresentar um balanço das ações de improbidade administrativa e penais ajuizadas no estado, envolvendo corrupção. Também serão informados números locais e nacionais de assinaturas obtidas até o momento, em apoio às propostas legislativas defendidas na campanha, cuja meta é coletar 1,5 milhão de assinaturas no país.

A palestra do MPT tem como foco alertar a sociedade quanto ao risco da abertura de mais brechas para a prática da corrupção, caso a terceirização sem limites pretendida pelo PLC 30/2015, em andamento no Senado, seja aprovada. Eventos como este acontecem em todo o Brasil com o objetivo de divulgar resultados obtidos contra esse crime e intensificar a campanha “10 Medidas contra a Corrupção”, que busca mudar a legislação brasileira para tornar mais efetivas a prevenção e a repressão à corrupção.

O ato contará, ainda, com a participação do próprio público, que poderá registrar manifestações em vídeo no “Minuto contra a corrupção”, gravado na entrada do evento e exibido durante a programação. Na ocasião, também serão coletadas assinaturas em apoio à campanha das 10 medidas. A programação completa pode ser conferida aqui (link).
  
9 de dezembro
O Dia Internacional contra a Corrupção é uma referência à data da assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida em 9 de dezembro de 2003. Em vigor desde 2005, tem o objetivo de fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção em todo o mundo.