terça-feira, 26 de abril de 2016

TRT-RN descarta mais de 4 mil lâmpadas fluorescentes

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), através do Setor de Responsabilidade Socioambiental, realizou, na semana passada, o descarte de mais de 4.000 (quatro mil) lâmpadas fluorescentes, que estavam adequadamente estocadas em uma sala. 

A coleta foi feita pela Ecopere Consultoria Ambiental, empresa especializada na coleta, transporte, descontaminação e destinação final de lâmpadas fluorescentes pós consumo. Os resíduos de lâmpadas fluorescentes contêm substâncias químicas altamente perigosas e a falta de critérios na disposição dessas lâmpadas é considerada uma das mais nocivas agressões ao meio ambiente e à saúde pública. 

A chefe do Setor de Responsabilidade Socioambiental do tribunal, Yoanna Fernandes, alerta que o descarte de materiais tóxicos - lâmpadas, baterias e pilhas - requer muito cuidado e não pode ser feito junto da coleta comum. Yoanna explica que,  em suas residências, as pessoas devem primeiramente juntar e  depois entregar esses resíduos nos locais de coleta que existem na cidade, como alguns supermercados, tais como Nordestão, Carrefour e Extra.  
Descarte correto atende exigências dos órgãos ambientais e diminue os impactos no meio ambiente