segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Exclusivo: Família de Monsenhor Penha procura o Blog para agradecer homenagem dos macauaenses

Mensagem da família Penha ao povo de Macau

Diz o ditado popular que o bom filho a casa torna. Essa foi a nossa compreensão quando da proposta de os restos mortais de nosso (irmão, tio, primo) padre Penha serem transladados para a cidade de Macau para serem sepultados na igreja de Nossa Senhora da Conceição, ao lado dos restos mortais do monsenhor Honório.

Sabemos quão importante nosso padre Penha foi para Macau, tanto quanto Macau foi para ele. Podemos dizer que foi lá a plena realização de seu apostolado, no trabalho junto aos mais pobres, trabalhadores das salinas, jovens, cidadãos que precisavam do apoio da igreja para terem acesso à educação e a formação integral.

Esse trabalho do padre Penha teve início como vigário coadjutor do monsenhor Honório e, posteriormente, como vigário titular da paróquia macauense. O Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório – CEIMH foi a porta de entrada de acesso aos jovens para sua formação. A partir dessa experiência surgiu o grupo de escoteiros Guy de Larigaudie, o conjunto Sempre Alerta e tantas outras experiências que serviram de norte para a vida pessoal e profissional dos jovens macauenses.

Nos anos seguintes o padre Penha saiu de Macau para assumir a função de capelão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Lá, como professor universitário, conseguiu levar um campus avançado para a terra das salinas. Padre Penha saiu de Macau, mas Macau não saiu dele.
Neste 07 de setembro de 2016, parte de nossa família se dirigiu à terra do sal para participar do cortejo de sepultamento dos restos mortais de nosso padre Penha junto aos restos mortais de monsenhor Honório, no espaço onde ambos professaram sua fé junto ao povo de Deus, a igreja de Macau.

Antes da missa celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, participamos da inauguração do busto do padre Penha, edificado a partir das mãos dadas do povo de Macau e igreja local. Foi um momento de muita emoção para nós, seus familiares, podermos vê-lo de volta ao local em que iniciou seu trabalho pastoral e educacional, o CEIMH. A oportunidade serviu para sentirmos na pele, mais uma vez, o bem querer do povo de Macau para com o nosso padre Penha.

Temos a certeza de que padre Penha está em um bom lugar. Só temos a agradecer o carinho, a atenção e o apoio do povo da terra das salinas durante sua trajetória pastoral. O sal da terra foi plantado, o sal da terra foi colhido.

 Luiz Penha-Jornalista e família
Busto de Monsenhor Penha no CEIMH e restos mortais na Matriz de N. S. da Conceição