quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Até a Filarmônica Monsenhor Honório "era feliz e não sabia"

A 10ª edição do Troféu Cultura, projeto idealizado e promovido pelo jornalista Toinho Silveira, no intuito de premiar os melhores do ano, nas mais diversas manifestações artísticas e personalidades e instituições que apoiam a cultura, premiou a Filarmônica Monsenhor Honório no ano de 2014, na gestão do prefeito Kerginaldo Pinto.

Na ocasião, a banda viajou a Natal com total apoio da prefeitura e se apresentou no receptivo da solenidade que aconteceu na Assembleia Legislativa. No mesmo ano, a Filarmônica contou com o apoio da prefeitura para se apresentar na programação do Dia Nacional da Poesia em Natal, recebendo elogios da crítica e do público.

Ameaça de um final melancólico

A banda vive o pior momento de sua história, desde 1910, quando foi fundada pelo então Padre Joaquim Honório da Silveira, que trouxe do Pará o regente Constantino, batizando o grupo com o nome de charanga Nossa Senhora da Conceição. Era composta na época por 12 (doze) músicos e pertencia a paróquia Nossa Senhora da Conceição. 

Em 1960, a Prefeitura de Macau assumiu a direção da banda, equipando com instrumentos, fardamento, entre outros materiais. Em 1969, assumia a regência da banda o Maestro Cícero Martins de Castro, que batizou “Filarmônica Monsenhor Honório”.
Tempos áureos da Filarmônica Monsenhor Honório recebendo o reconhecimento do estado