segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Macau: Farmácia da Saúde funciona a revelia da Vigilância Sanitária

Depois da denúncia do desabastecimento da farmácia que atende o Hospital Antônio Ferraz e o Pronto Socorro Municipal de Macau, uma fonte entrou em contato com o Blog no início desta noite para denunciar possíveis irregularidades que acontecem na Farmácia da Secretaria de Saúde.

Segundo a fonte, de acordo com a resolução da Vigilância Sanitária, existem documentos que são obrigatórios para o funcionamento legal da farmácia, mesmo assim, essa documentação é deixada de lado. “A farmácia não tem sequer a certidão de regularidade do farmacêutico, muito menos alvará de licença sanitária-documento que libera a farmácia para a compra de medicamentos e insumos”, disparou.

Ainda de acordo com as informações detalhadas pela fonte, na farmácia não existe noticia da existência de manual de boas práticas e diversos outros, necessários ao funcionamento do setor. “A farmácia funciona até sem controle de temperatura dos termolábeis(vacinas e insuninas)”, denunciou o nosso informante.

Funcionário fantasma?
O mais grave, segundo destacou a fonte, é a existência de um farmacêutico somente na folha de pagamento da Secretaria de Saúde. “Tudo isso acontece em comum acordo com a gestão da pasta que dar cartão verde para o servidor trabalhar em outro local no horário que deveria está no expediente da farmácia do município”, denunciou.

Ainda de acordo com a fonte, na Farmácia Satélite-responsável pela dispersão de medicamentos, instalada na Clínica da Família, o farmacêutico também não aparece para dar expediente ao menos uma vez na semana. "Essa farmácia funciona aos cuidados de um auxiliar de enfermagem, sem habilitação para desempenhar a função", denunciou, acrescentando que a maioria dessas irregularidades já é de conhecimento do Ministério Público.