sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Tulio garante investimentos na Filarmônica Monsenhor Honório e anuncia novo maestro

A agenda de trabalho do prefeito eleito de Macau, Tulio Lemos nesta sexta-feira, 17, começou com visita as escolas da rede municipal de ensino e terminou com uma reunião com os músicos da Filarmônica Monsenhor Honório, onde o jornalista assegurou investimentos para a banda, a partir de 2017 e anunciou oficialmente o maestro Damião Sena como novo dirigente do grupo.

Único prefeito eleito na história da cidade a abrir diálogo com os músicos da filarmônica, antes mesmo de assumir a prefeitura, Tulio anunciou uma série de benefícios, muitos destes, compromissos de campanha, a exemplo de cursos de qualificação para os músicos, revestimento acústico da sede da banda, para que os ensaios possam se prolongar, sem incomodar os vizinhos, e ainda a retomada das bolsas para os músicos aprendizes.

A instalação de câmeras para o monitoramento dos ensaios dos músicos e das aulas, que serão oferecidas através de cursos, para as mais variadas faixas etárias foi outra novidade anunciada pelo prefeito eleito. Tulio também adiantou que a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, referência no estado, será parceira na formação e capacitação dos músicos.

“Temos excelentes músicos, mas a banda está obsoleta, justamente por falta de investimentos dos gestores. Vamos revitalizar a filarmônica e torná-la uma referência na cultura, não somente para Macau, mas para o Rio Grande do Norte”, disse o prefeito eleito.

Novo maestro
Diante de algumas resistências naturais, quanto à substituição no comando da banda, Tulio destacou que o ato da escolha do maestro é uma prerrogativa do chefe do executivo municipal, levando em consideração as habilidades especificas do músico Damião Sena, a quem pediu um crédito de confiança.

Sobre o Maestro Damião Sena
Macauense, Damião Sena ingressou na Filarmônica Monsenhor Honório em 1994, na condição de músico aprendiz. Em seis meses foi efetivado no quatro de músicos da banda, sempre tocando trombone.

O novo maestro têm duas especializações na área pela Escola de Música da UFRN.  É maestro do SESI-CAT Macau, onde atua na escola de artes com projetos de aprendizes em pau e lata, flauta doce e coral infantil. 

Damião Sena tem 33 anos e também é músico da Orquestra SESI Big Band, em Natal, onde já tocou ao lado de alguns nomes da música de expressão nacional, a exemplo de Ivan Lins, Ed Motta e Mestrinho.
Tulio anuncia mudanças e investimentos para melhorar filarmônica
Maestro Damião Sena durante aulas de flauta doce no SESI Macau