sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Carnaval é período de reforçar a prevenção contra DSTs

O clima é de festa, mas é preciso tomar cuidado com as doenças sexualmente transmissíveis. Infectologista do Hapvida reforça a importância de usar a camisinha e o Ministério da Saúde reforça as campanhas para o uso de preservativos na hora do sexo, já que, seja pelo calor do momento ou falta de atenção, muitas pessoas deixam a camisinha de lado e ficam expostas às chamadas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo a Aids.

Transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, as DSTs são consideradas um grave problema de saúde pública. O infectologista do Hapvida, Fernando Romero, explica que a falta de prevenção constitui um sério risco para a saúde. “Durante a época do Carnaval existe um maior consumo de bebidas alcóolicas, somado ao aumento de libido, trazem maiores chances de ter relações sexuais desprotegidas”, conta. 

Sintomas
Os sintomas de DSTs são variados, de acordo com o infectologista. Algumas pessoas podem não desenvolver sintomas ao início do quadro e outras desenvolvem lesões genitais, além de úlceras, feridas, manchas, e secreções pela uretra. 

“Os sinais de DSTs também podem aparecer em outras áreas de contato. Por exemplo, podem aparecer na região oral em pessoas que praticam sexo oral. Em outros casos, como quem é infectado pela sífilis, as pessoas infectadas não apresentam lesões genitais, mas se não são tratadas adequadamente podem desenvolver meningite por sífilis vários anos após o contato inicial”, explica Fernando.