sábado, 18 de março de 2017

Macau marca presença com quase 50 artesãos em programação na capital neste domingo

Para homenagear os artesãos potiguares, o Governo do RN realiza neste domingo (19), um evento em comemoração pelo Dia do Artesão, a partir das 07 horas da manhã, na Cidade da Criança, em Natal. A Prefeitura de Macau está levando um ônibus com 46 artesãos para prestigiar o evento na capital, que espera reunir cerca de 400 artesãos de todo estado.

“Nosso papel é valorizar o trabalho dos artesãos de Macau e não podíamos ficar de fora dessa programação, para mostrar a eles o quanto são importantes para a cultura e a cadeia produtiva do município”, disse a secretária municipal do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social, Andrea Lemos.

A programação  em comemoração pelo Dia do Artesão foi organizada pela titular da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), a primeira-dama Julianne Faria e vai reunir cerca de 400 artesãos de todas as regiões do RN.

Valorização
A primeira-dama de Macau, Andréa Lemos lembrou que na Semana da Mulher, como política de valorização do artesanato da cidade, a prefeitura convidou os gestores e técnicos do Programa Estadual de Artesanato (Proart). Na ocasião foram emitidas 40 carteiras para novos artesãos. 

Os artesãos potiguares, cadastrados no Proart, faturaram, em 2016, cerca de R$ 1,5 milhões na venda de seus produtos em feiras. “Nosso papel é de fomentar o trabalho e gerar oportunidades para esses artistas”, concluiu a secretária Andréa Lemos.

Programação 
07h às 10h - Café da manhã 
10h - Ato Ecumênico 
11h - Discursos + entrega da premiação para 1º, 2º e 3º lugar da FIART 
12h - Desfile de peças artesanais 
13h - Almoço + show 
14h - Apresentações culturais 
16h - Encerramento 
Primeira-dama Andréa Lemos com um artesã e a coordenação do Proart no RN