quinta-feira, 22 de junho de 2017

Adivinhem: oposição ou ódio?

Um bom sinal de democracia são as divergências políticas normais do cotidiano de uma sociedade. Não sou da geração que testemunhou a censura, a leia da mordaça, a perseguição a jornalistas, a prisão e até o exílio, mas não precisei viver essa época negra da história do Brasil para aprender, desde então, que somente nas ditaduras vigora o pensamento único. 

Em Macau, tudo parece ser diferente do resto do mundo, quando o assunto é política. Da parte do prefeito Tulio Lemos, não percebo pretensão alguma em estar livre de críticas. Nem podia, Tulio deu exemplos de que a crítica também constrói, durante toda a sua militância em mais de 20 anos no jornalismo.

Foi criticando, que Tulio jornalista ganhou o respeito de políticos, que dele recebiam os louros, mas também a crítica severa, sempre pautada por fatos e pela verdade. O clima de debates, na Macau de hoje, devia ser motivo de contentamento, mas, muito pelo contrário, envergonha os cidadãos de bem.

Opositores tentam confundir a sadia opinião, qualquer que seja, com o nefasto ódio, mas quem consume tal conteúdo, identifica fácil o que está na verdade por trás e sabe separar o joio do trigo, porque os pseudos comunicadores já não conseguem mais esconder o ódio que toma conta dos comentários em programas de rádio, blogues e nas postagens das redes sociais. 

São críticas, muitas vezes acompanhadas de factóides, que partem de pessoas que foram tomadas pelo ódio que explode com virulência. Chamo atenção para as redes sociais e grupos de WhatsApp, onde a palavra  discordância é substituída pelas ofensas pessoais: “Quem pensa diferente é babão”.

Recorremos a bíblia e ao sublime episódio de Madalena, uma pecadora pública que estava para ser apedrejada. A boa interpretação do episódio não se limita a entender que só cabe o gesto de Jesus à face do pecado de adultério. 

A mensagem é bem mais ampla. Madalena representa a imperfeição humana: somos de barro, tudo o mais é hipocrisia. Todos os que pretendem hoje o apedrejamento são puros, são vestais? Não há crimes e pecados escondidos? 

Nas ruas, mesmo entre os que se opõem ao governo Tulio Lemos e apontam seus erros, ouço vozes mais sensatas e prudentes que não torcem pelo pior. Essas vozes de opositores equilibrados merecem a admiração e o meu respeito.

Refreiem a língua do mal, tá feio e já passou dos limites.