quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Otimismo: Comércio natalense espera aquecimento para vendas de fim de ano

Com a proximidade das festas de fim de ano, o comércio natalense vivencia boas expectativas para as vendas. Alguns fatores econômicos e sociais estão ajudando a moldar o cenário do mercado neste período. Com a proximidade dos festejos, a população começa a contar com o dinheiro extra e um desses pontos é o recebimento do 13º salário. Com isso, o natalense já começa a planejar qual a melhor forma de gastar esse dinheiro e, assim, injetar na economia uma boa movimentação financeira este ano.

Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Fecomércio RN (IPDC/Fecomércio RN) mostrou que, no ano de 2017, o consumidor deve desembolsar em média R$ 281,23, o que representa um aumento de 2,8% comparado ao ano anterior. Se a pesquisa confirma que esta é a melhor época para o comércio, o levantamento também mostra que é o período preferido das pessoas para as compras, principalmente a véspera do Natal, já que 64% das pessoas declararam que pretendem ir às compras, ou seja, seis em cada dez natalenses planejam gastar no fim de ano.

A sinalização mostra otimismo para o mercado e faz com que os comerciantes pensem em chamar a atenção dos clientes. Muitos começaram a investir em estoques e lançamentos, e já começaram a sentir o reflexo deste investimento. É o caso do segmento de perfumes e cosméticos, que segundo a pesquisa deve ter um aumento de 20,1%, sendo o terceiro da lista de produtos mais citados na pesquisa, ficando atrás apenas do setor de vestuário e brinquedos.
Fecomércio espera que movimentação financeira deste ano feche com saldo positivo