terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Guamaré: Compromisso com o servidor público e investimentos na Saúde pautam mensagem do Executivo em 2018

A sessão solene de abertura dos trabalhos do Poder Legislativo de Guamaré em 2018 aconteceu na manhã desta terça-feira, 20, e contou com a presença da vice-prefeita, Iracema Morais, que na ocasião representou o prefeito Hélio Willamy, na leitura da mensagem anual do Executivo. Ao usar a tribuna, a vice-prefeita iniciou suas palavras justificando a ausência do prefeito, que por motivos de saúde não pode comparecer a sessão. 

A mensagem apresentada pela professora Iracema foi focada nas ações realizadas durante o ano de 2017 e em algumas metas de governo para 2018, a exemplo da implantação da Infraestrutura dos Conjuntos Habitacionais (pavimentação, calçadas e muros das residências e o abastecimento de água) e da Estação de Tratamentos de Esgotos-ETE, do tipo circuito fechado, que será entregue ainda nesse semestre. 

Salários em dia 

“Em 2017, diferentemente do que ocorreu na grande maioria dos municípios potiguares, inclusive, no Governo do Estado, priorizamos o pagamento dos salários dos servidores públicos”. Para o Executivo: “desse modo, além de fornecer a estabilidade que as famílias precisam, fomentou-se o comércio, possibilitando a manutenção dos empregos do setor privado na cidade”.

Mais de R$ 11 milhões no Social

A mensagem também destacou à redução de despesas e o redimensionamento de investimentos como medidas necessárias para atravessar a crise. As ações nas áreas de Turismo, Esporte, Assistência Social e Educação também ganharam as primeiras páginas, com destaque para as políticas de Assistência Social implantadas na atual gestão. Em 2017, a Prefeitura de Guamaré investiu mais de R$ 11 milhões e atendeu 3.918 famílias, por meio dos serviços, programas, projetos e benefícios voltados à população.

Saúde em destaque

Em relação aos serviços de Saúde, a ênfase ficou para as atividades desenvolvidas na clínica cirúrgica, que disponibiliza mais de 11 especialidades, com destaque para as cirurgias ortopédicas por vídeo-artroscopia, sendo Guamaré a única cidade a realizar esse tipo procedimento no Estado. Atualmente, o município tem se destacado como maior polo de cirurgia eletiva, onde mais de 2 mil procedimentos já foram realizados, nas duas salas do centro cirúrgico, sem nenhum caso de complicação ou infecção hospitalar.

Mais de 150 medicamentos gratuitos

A mensagem do Executivo também revelou que Guamaré é destaque no suporte profilático terapêutico, por possuir o maior número de medicamentos padronizados do Estado. “Mais de 150 apresentações são disponibilizadas gratuitamente à população”, diz trecho da mensagem apresentada pela vice-prefeita, que lembra também da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde de Lagoa Seca e da aquisição de oito veículos para Estratégia Saúde da Família e de um ônibus customizado, que funcionará como Unidade Básica de Saúde Móvel, totalmente equipado para prestar serviços médicos e odontológicos. 

Agradecimentos

As palavras finais da vice-prefeita Iracema Morais foram de agradecimento à equipe de governo e a Câmara Municipal, “reafirmando o desejo do Prefeito Hélio Willamy em manter um relacionamento respeitoso entre o Executivo e o Legislativo, para continuarmos juntos, fazendo de Guamaré, uma Cidade cada vez Melhor”. Secretários e assessores do município, servidores públicos, a imprensa local e ainda um grande número de populares lotaram a plenária, por ocasião da sessão solene.
Fotos: Josivan Dantas
Plenário lotado para acompanhar mensagem do Executivo na Câmara de Guamaré