quinta-feira, 23 de agosto de 2018

A polêmica declaração de Pintinho que vem dando o que falar

Em tempos de leigos e “imbecis” (como bem filosofou o escritor o Umberto Eco), dando palpites em tudo quanto é assunto nas redes sociais, o Blog esclarece:

Em momento algum foi postado que o Presidente da Câmara Municipal de Macau, vereador Pintinho assinava embaixo a nota emitida pela assessoria do prefeito Tulio Lemos.

Corroborar (reforçar), termo usado no título da matéria se refere ao fato do presidente ter se pronunciado à opinião pública, através do Blog, explicando que a deliberação para o prefeito Tulio Lemos comparecer à Câmara Municipal, partiu de uma Comissão Especial e não do colegiado de vereadores, e nesse caso, a Lei Orgânica do município ampara o Prefeito para comparecer ou não a convocação.

Trocando em miúdos:

A polêmica declaração de Pintinho não questiona e nem desmente a assessoria de Tulio Lemos, mas também não diz em lugar algum, que seus pares, através de uma Comissão Especial não tem poderes para convocar o Prefeito à Câmara Municipal para esclarecimentos. 

“A comissão tem presidência própria e poderes para isso. É um órgão com poderes, através de deliberação do seu colegiado”, explicou o presidente na nota anterior publicada no Blog.

Deixo a célebre frase de Umberto Eco para àquele que perderam as boas aulas de interpretação de texto: 

“As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade. Diziam imediatamente a eles para calar a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel.”

A frase, por sinal bem atual, foi dita pelo escritor já falecido após uma cerimônia na Universidade de Turim, em 2015.