segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Fim da mordomia: Rogério Marinho destaca queda na arrecadação do imposto sindical em até 91%

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) avalia que a modernização das leis trabalhistas “começa a varrer o peleguismo da relação do trabalho no Brasil”. Por meio de sua conta pessoal no Twitter, o tucano repercutiu a notícia de que a arrecadação do imposto sindical caiu até 91% para algumas entidades, após se tornar opcional para o trabalhador. Esta foi uma das principais mudanças trazidas pela legislação. 

Antes de a nova lei entrar em vigor, cada trabalhador tinha um dia de trabalho descontado em seu salário todos os anos para manter entidades sindicais, ainda que não quisesse ser filiado a nenhuma delas. Agora, com as novas regras elaboradas por Rogério durante a tramitação da modernização da legislação trabalhista, muitos sindicatos já estão lançando mão de estratégias para atrair filiados, inclusive oferecendo novos serviços, cursos e treinamentos.

A reportagem do jornal paranaense “Folha de Londrina” mostra que buscar novos filiados tem sido a principal medida tomada por sindicatos da região. As entidades também estudam ofertar novos serviços para os filiados e cobrar por eles.

Para Rogério Marinho, saem ganhando os trabalhadores e também os sindicatos sérios