quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Governo atende pleitos do prefeito Tulio Lemos para Macau

O prefeito Túlio Lemos, na companhia do chefe de gabinete, Bosco Afonso, se reuniu nessa quarta-feira (22) com o secretário de Governo, Vagner Araújo, que responde pelas Secretarias de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e Extraordinária para Gestão de Projetos no RN (Segov). A reunião garantiu três programas do Governo do Estado, geridos pela Sethas: o Café e Sopa Cidadã e o Transporte Cidadão.

Os dois primeiros fazem parte do Programa Restaurante Popular do Governo Robinson Faria. Já no caso do Programa Transporte Cidadão, o chefe do executivo municipal se articulou para que as pessoas carentes que moram nas comunidades de Diogo Lopes e Barreiras possam ter transporte público e gratuito até Macau. 

"Esse programa vai cobrir os cerca de 27 quilômetros de estrada e permitir que as pessoas se desloquem até Macau sem custo algum", disse o prefeito Tulio Lemos, destacando também a importância dos programas Café e Sopa Cidadã para a segurança alimentar.

Cultura
Em um segundo momento de sua agenda, o prefeito esteve com o diretor geral da Fundação José Augusto (FJA), Amaury Júnior, onde foram discutidas ações culturais para Macau, a exemplo da restruturação do Museu José Elviro e da reabertura da Casa de Cultura.

Uma boa notícia é que em breve a cidade vai receber o Projeto Circuito Cinema, que acontece atualmente nas Casas de Cultura, espalhadas pelo Estado. Mas, no caso de Macau, como esse equipamento cultural ainda se encontra fechado, o projeto será levado aos bairros, comunidades e distritos.

O Circuito Cinema disponibiliza mais de 100 filmes nacionais para serem exibidos e foi produzido pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE). No Rio Grande do Norte conta com a parceria do Governo do Estado para circular pelos municípios do interior. 

Na conversa, Tulio também solicitou a Amaury Júnior que possam ser levadas através da FJA oficinas de instrumentos musicais; exposições artísticas e outras atividades a Macau. E que aquele órgão também possa auxiliar em consultoria técnica o Município para que possam ser solicitados junto a editais públicos de fomento ou reestruturação patrimonial. A ideia é beneficiar através desses editais, o Museu José Elviro e a Biblioteca Pública Municipal.
 Secretário Vagner Araújo deu garantias de programas importantes para a cidade de Macau 
Na FJA, Tulio Lemos foi recebido pelo diretor geral, Amaury Júnior