terça-feira, 11 de setembro de 2018

Retrocesso: Depois de quase 20 anos, se discute salários atrasados da Prefeitura de Macau

Em nota enviada à imprensa ontem pela sua Assessoria de Comunicação, o prefeito de Macau Túlio Lemos oficializou a quitação das 16 parcelas referentes ao acordo da dívida salarial que castigou servidores efetivos e aposentados da Prefeitura de Macau no apagar das luzes de 2016.   

O fato é que há 18 anos, o funcionalismo público municipal de Macau não sabia o que era receber seus vencimentos com atraso. A incerteza acabou com o governo do ex-prefeito José Antônio Menezes (1997/2004), que colocou salários em dia e ainda estabeleceu um calendário de pagamento para o servidor. 

Mesmo com a crise econômica que quebrou o Brasil, a partir de 2014 e a queda de receitas da prefeitura, o ex-prefeito Kerginaldo Pinto manteve até o último dia do seu mandato (novembro de 2015), os salários dos efetivos em dia, embora já amargasse o desgaste com o atrasado de fornecedores, prestadores de serviços e com o pessoal contratado da prefeitura.

Outro lado

Logo após a nota emitida ontem pela prefeitura, o gestor interino da época (nov de 2015/dez de 2016), Einstein Barbosa se pronunciou, através de um blog da cidade, informando que deixou dinheiro nas contas da prefeitura para pagar todos os salários dos servidores. “Aproximadamente 1,8 milhões de reais”, diz trecho da nota.

Einstein diz ainda que “ficou impossibilitado de realizar as transferências bancárias para as contas”, alegando que os repasses só entraram na conta da prefeitura no último dia útil do ano de 2016. “Os bancos não funcionaram no dia seguinte, razão que levou a emitir  os cheques para que todos pudessem receber já no primeiro dia útil de 2017”, concluiu.

Prejuízo imensurável 

O fato é que com todo esse imbróglio, centenas de trabalhadores da ativa e beneficiários da Macau Prev (aposentados, pensionistas e dependentes de auxílio doença) ficaram sem salário, muitos desses, humilhados e mergulhados em dívidas, pagando juros altíssimos de cheque especial e ainda recebendo carta de cobrança e ameaça de inclusão do nome no cadastro do SPC e Serasa, também por falta de compromisso da prefeitura com os bancos em relação a parcelas de empréstimos consignados, descontados em folha e não repassados as agências. 

O fato é que a justiça tarda, às vezes até falha. 

Mas Deus tá vendo tudo.
Kerginaldo manteve legado de Flávio e Zé Antônio e Einstein afirma que deixou dinheiro