sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Assinada a ordem de serviço para a reforma da Fortaleza dos Reis Magos

A Fortaleza dos Reis Magos, marco inicial da cidade do Natal, construída em 1598 – pelos colonizadores portugueses – e tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1949, carrega consigo a história de lutas e vitórias que coincide com o nascimento da capital potiguar, tornando-a um dos equipamentos culturais e turísticos mais importantes do RN e do Brasil.

Visando promover o acesso de toda a população, de seus estudantes e, claro, dos turistas a este monumento histórico, o Governo do Estado, por meio do Governo Cidadão, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, na ordem de R$ 4 milhões, foi assinada na manhã desta sexta-feira (26), a Ordem de Serviço para a reforma e restauração desta que é a peça mais antiga do patrimônio histórico e cultural do estado.

Além das reformas estruturais essenciais, serão feitas adequações de acessibilidade, como a colocação de corrimãos nas escadarias, e readequação das salas de exposição e lojas de souvenires. A previsão de entrega é de novembro de 2019. 

“As obras que começam em alguns dias e contam com um trabalho meticuloso e cuidadoso para que nada da estrutura original do forte seja perdida, como por exemplo, os canhões expostos na parte superior do prédio, a capela e os alojamentos”, detalhou Vagner Araújo, secretário de gestão de projetos e coordenador do Governo Cidadão.

O diretor da Fundação José Augusto (FJA), Amaury Júnior, que administra a edificação, alerta que durante as obras, o forte ficará fechado para visitação, a partir do dia 30 de novembro. “Recebemos mensalmente, na alta estação, 10 mil visitas, e com a reforma, a expectativa é de aumentar e muito este número”, finalizou Amaury.
Ordem de serviço para início das obras foi assinada no início da manhã desta sexta-feira, 26