terça-feira, 30 de outubro de 2018

Natal: Pesquisa aponta desafios e oportunidades para o Bairro da Ribeira

A Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal recebeu da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) uma pesquisa de opinião sobre o Bairro da Ribeira feita para avaliar a percepção dos empresários, moradores, trabalhadores e consumidores que frequentam a localidade. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (30) durante uma reunião no plenário da Casa. 

Entre outras coisas, o estudo pretende oferecer ao poder público um leque de informações que servirá como base para formulação de ações e estratégias que visem solucionar problemas enfrentados pela população que circula no bairro. A boa notícia é que 67% dos entrevistados acreditam que a Ribeira é muito importante para a cultura de Natal e do Rio Grande do Norte.

No que se refere as razões que fazem as pessoas frequentarem a região, foi identificado que o principal fator é trabalho ou negócio (52%). Em segundo lugar se destaca a busca por serviços (51,9%), pois na localidade se concentra vários órgãos públicos. As compras foram mencionadas por 22,6% dos entrevistados, já que é um bairro comercial. Além disso, aparecem como razões para frequentar o bairro lazer/festas (18,2%), cultura local (16%), residência (12%) e outros (8,2%).

Uma informação importante é que para os empresários os motivos de fechamento dos negócios na Ribeira estão relacionados a falta de investimento (62,1%), infraestrutura (41,7%), segurança (39,8%) e degradação do patrimônio histórico (39,8%). Assim como os empresários, 55,8% dos moradores entrevistados dizem que o afastamento dos comerciantes do local é a ausência de investimento público.

O diretor executivo da Fecomércio RN, Jaime Mariz, falou que as pessoas tem a noção que o bairro não recebe a devida atenção, além de acharem que a estrutura física se encontra mal preservada. "A despeito do senso comum de que o local é relevante culturalmente, o nível de conhecimento sobre a história da Ribeira fica a desejar, pois a média situa-se entre pouco e razoável, o envolvimento com projetos e programas sociais é considerado baixo. Podemos concluir que há necessidade de se ter maior conhecimento da importância do bairro para a cidade e investimentos, principalmente pelo seu potencial econômico e cultural", explicou.

De acordo com o vereador Paulinho Freire, presidente da Comissão de Turismo, o Legislativo agora tem um caminho a seguir no sentido da elaboração de um projeto de revitalização do Bairro da Ribeira. "Quando iniciamos a discussão existia muito achismo. Agora, com essa pesquisa, temos dados com fundamentação técnica que serão essenciais para conseguirmos desenvolver políticas públicas eficientes para a região. Aproveito para agradecer a Fecomércio RN pela elaboração desse estudo".