segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Ressaca: Toda a classe política de Macau sai das urnas de cabisbaixo

Apurado 100% das urnas, fica um recado do eleitor macauense para toda a classe política, sem exceção. A exemplo do que aconteceu nas eleições municipais de 2016, o povo sem temor mostrou quem de verdade é o único dono dos votos.

E vamos aos fenômenos das urnas:

Governador: Fátima Bezerra (PT), quase 9 mil votos, por muito pouco não repetiu a votação que elegeu Tulio e Aladim, prefeito e vice. 

A votação da professora Fátima é um reflexo da intenção de votos que se confirmou quando as urnas abriram em quase todo o Estado. 

Reflete a repulsa do eleitor potiguar ao candidato das oligarquias Alves-Rosado e a rejeição e desaprovação popular do governo Robinson. 

Em Macau, Fátima derrota no 1º turno a “frente ampla” de apoio a Carlos Alves e Garibaldi, impondo uma derrota vexatória ao governador Robinson, candidato do prefeito Tulio Lemos, que não chegou a mil votos nas urnas.

Deputado Federal: Nathália Bonavides (PT), 1845 votos

Por traz da votação de Nathália em todo o estado vem o desencantamento do eleitor potiguar com a classe política, o que em Macau não é diferente. Oposição e governo surfam no mesmo barco, com raríssimas exceções. 

Foi um voto livre, de protesto, mas também de mudança e pela renovação na Câmara Federal. Político que se auto-intitular dono dos votos de Nathália, se não tiver de brincadeira, tá querendo se enganar ou terá que achar também um dono para justificar os votos de Benes, 2º colocado com 1.686 votos.

Deputado Estadual: Coronel Fernandes (PMB), 2.226 votos.

Fernandes foi às urnas sem o apoio de peso que esperava do grupo de Zé Antônio Menezes. Ficaram com ele, os poucos amigos e apenas um vereador com mandato. O mérito de sua votação em Macau tem um único DNA, o do próprio candidato, somado ao engajamento do seu grupo a campanha e ao protesto do eleitor ao voto de cabresto.

Senado: Zenaide e Styverson

Com 7.578 votos, a senadora eleita Zenaide Maia não tem muito a quem agradecer em Macau. Sua votação confirmou a intenção de votos que as últimas pesquisas revelavam em todo estado. Casou o voto com o PT e foi puxada por Fátima, barrando Garibaldi e Geraldo. 

Os donos dos votos de Zenaíde em Macau? O povo que também sem cabresto deu ao Capitão Styverson 5.193 votos. Pensar diferente disso é ter que arranjar uma outra justificativa ou um dono para os votos livres de Styverson.

A lição foi dada, não aprende quem não quiser.

Vamos ao 2º turno!
Fátima no 2º turno: gratidão a militância petista, aos amigos e principalmente ao eleitor livre