quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Por alto desempenho no IDEB, escolas recebem Troféu Paulo Freire

"Ocupar um lugar de destaque na educação de crianças e adolescentes natalenses é o maior demonstrativo da capacidade de realização das equipes administrativa, docente, discente e família de uma escola". Foram essas as palavras da vereadora Eleika Bezerra (PSL) ao dar início a uma sessão solene, nesta terça-feira (27), que marcou a entrega do Troféu Paulo Freire que tem o objetivo de homenagear as escolas públicas, municipais e estaduais, localizadas em Natal, que apresentarem as cinco melhores médias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A premiação foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 1314, em 2016, aprovado de forma unânime por esta Casa.

De acordo com a vereadora Eleika Bezerra, não há dúvidas de que uma criança que aprende, desde cedo, a ler, contar e interpretar conscientemente tem maiores chances de alcançar bom desempenho escolar. "Escolas como as homenageadas aqui nesta noite mostram que os projetos de leitura desenvolvidos em âmbito escolar aliados a uma equipe pedagógica comprometida e uma família participativa formam a tríade do ‘sucesso’ para melhoria da qualidade da nossa Educação".

"Como parlamentar, sinto-me muito feliz em ter a oportunidade de homenagear e valorizar escolas que tiveram a visão de utilizar a leitura como carro-chefe e conseguiram alcançar tão bons resultados. Mas, como professora, sinto-me mais do que honrada, sinto-me orgulhosa em ver que é possível mudar a realidade e fazer o nosso povo ter acesso a uma educação digna quanto à que vocês lutam para oferecer", completou.

A secretária de Educação do Estado, Cláudia Santa Rosa, disse que o Troféu Paulo Freire já é um dos grandes acontecimentos do setor educacional do Rio Grande do Norte. "Trata-se de um trabalho de reconhecimento das escolas que se sobressaem, além de mostrar que tem muitas coisas boas acontecendo nas unidades públicas de ensino que merecem ser aplaudidas e apresentadas ao grande público".