quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Projeto na Câmara propõe combate ao suicídio e depressão

Durante audiência pública na manhã desta quarta-feira (12), foi apresentado o projeto de lei "Natal Saudável", de autoria do vereador Robson Carvalho (PMB) para prevenir o suicídio. A audiência, que também foi proposta pelo parlamentar, reuniu representantes de ONGs e projetos voluntários que já trabalham com a causa, como  o  Mais  Vida, Centro de valorização da Vida (CVV), Leve Vida, Ponte da Vida; além de representantes das secretarias de Saúde do Estado e do Município, estudantes e professores de psicologia, Bombeiros, Guarda Municipal e vereadores.

O projeto pretende coordenar ações integradas entres esses projetos e diversas secretarias municipais (Educação, assistência Social, Mulher, Saúde, Esportes) mais a Universidade Federal (UFRN) para prevenir, identificar e acolher pessoas vulneráveis ao suicídio, através de atividades de esporte, lazer, palestras e eventos de conscientização sobre a temática. As circunstâncias que facilitam o comportamento suicida podem ser contrabalanceadas pelos fatores protetivos. Esses fatores como fé religiosa, apoio social, capacidade de discernimento e oportunidade de pedir ajuda formam um conjunto de inibidores. No Brasil, 53,3% das pessoas que tentam o suicídio não procuram nem são levados à assistência médica e é provável que este número seja muito maior.

A professora de Psicologia da UFRN, Karina Azevedo, defende que o assunto seja debatido. "Debater é importante para compreender essa realidade e esse é o primeiro passo. O que precisa a partir daí é articular e conseguir estratégias de combate e acolhimento para identificar e agir", disse. Estudos mostram que a desordem psiquiátrica, em especial as que envolvem transtornos mentais, transtornos de humor e abuso de substâncias, está presente em 95% dos casos de suicídio e que 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, já que esse é o mesmo percentual dos suicidas portadores de transtornos mentais, ignorados, outras vezes não diagnosticado.