quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Título Amigo do Idoso é concedido em solenidade na Câmara de Natal

Nesta quarta-feira (12) foi feita a entrega do Título Amigo do Idoso, destinado às personalidades, instituições nacionais e locais, assim como, idosos e idosas que se destacam em prol dos direitos das Pessoas Idosas. Proposta pela vereadora Eleika Bezerra (PSL), a sessão solene aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Natal e contou com a participação de autoridades, além de familiares e amigos dos homenageados.

Ao fazer uso da palavra, Eleika Bezerra apontou algumas falhas das políticas públicas em relação aos idosos. "A situação das Instituições de Longa Permanência pra Idosos (ILPIs) é problemática. Em Natal, não existe uma sequer que seja pública e mantida exclusivamente pela esfera estadual ou municipal. As casas que temos em nossa cidade são todas privadas e/ou filantrópicas, mantidas por instituições religiosas e com ajuda de custo da Prefeitura e/ou Governo. No entanto, estes repasses financeiros governamentais são irregulares e defasados", frisou.

"Envelhecer com qualidade e dignidade é o nosso desafio e, por isso, é necessário acender esse debate. O momento é, portanto, de continuar arregaçando as mangas e lutando para que nós, idosos, sejamos respeitados em qualquer circunstância. Queremos que os nossos direitos, a maioria já garantidos por lei, sejam cumpridos", acrescentou a parlamentar.

Presente na solenidade, a Irmã Rita de Cássia Cerqueira, diretora administrativa do Instituto Juvino Barreto, celebrou a iniciativa da Câmara Municipal. "Esse momento é um marco não só para nós, mas também para a população idosa de Natal e do nosso Estado, pois estamos prestando uma justa homenagem àqueles que deixou sua marca na história do Rio Grande do Norte ao defender as pessoas de maior idade, principalmente as mais fragilizadas”, exaltou. 
Irmã Rita de Cássia Cerqueira, diretora do Instituto Juvino Barreto foi uma das homenageadas